20.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Prefeito de Água Clara é denunciado por desvios de quase R$ 12 milhões

17/10/2017 07h39

Além do político, outras seis pessoas também integravam quadrilha instalada na prefeitura, responsável por diversas fraudes e desvio de verbas públicas

Por: Ministério Público Federal

O MPF (Ministério Público Federal) na 3ª Região denunciou o prefeito do município sul-mato-grossense de Água Clara (MS), Edvaldo Alves de Queiroz, conhecido como “Tupete”, por liderar um esquema criminoso que realizou diversas ilegalidades, entre dispensas irregulares, fraudes e desvios em procedimentos licitatórios realizados no município, entre 2008 e 2012.

A habitual prática criminosa da quadrilha resultou na má gerência de verbas públicas envolvendo a cifra de R$ 11.854.189,45, em valor não atualizado. Tudo isso num município com apenas 14 mil habitantes e inúmeras demandas sociais.

Além de Edvaldo Queiroz (que também era prefeito do município na época em que os crimes foram praticados), foram denunciadas outras seis pessoas integrantes da quadrilha por ele chefiada. São elas: a procuradora jurídica do município e vice-líder da quadrilha Ana Paula Rezende Munhoz, o advogado Marco Antônio Teixeira, contratado para emissão de pareceres jurídicos; o economista Whyldson Luís Correa de Souza Mendes, contratado para elaborar editais de licitação direcionados, o então secretário de administração do município José Ailton Paulino dos Santos, a servidora da prefeitura Maria Amélia da Silva Rodrigues, e o engenheiro da prefeitura Anderson Tabox Saiar.

Os empresários envolvidos em cada uma das fraudes deverão ser processados separadamente, de acordo com os crimes em que estejam envolvidos, na primeira instância da Justiça Federal.

Crimes

O grupo promoveu desvios de recursos públicos federais destinados a transporte, merenda escolar, obras de pavimentação asfáltica e galerias pluviais, além de ter frustrado o caráter competitivo de procedimentos relativos à aquisição de peças de veículos de transporte escolar e de ter empregado recursos públicos federais em desacordo com o Programa de Atenção Básica da Saúde.

MPF

A Procuradoria Regional da República formulou a acusação em face da organização criminosa baseando-se em um inquérito policial conduzido pela Polícia Federal e em seis procedimentos investigatórios criminais conduzidos pelo Ministério Público Federal em Três Lagoas (MS), no período em que o acusado não era prefeito e, portanto, não tinha foro privilegiado.

A investigação conjunta, que também contou com a auditoria técnica e contábil da Controladoria-Geral da União, e interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, permitiu descortinar uma verdadeira organização criminosa liderada pelo prefeito.

A denúncia foi encaminhada ao TRF3, que deve determinar a notificação dos envolvidos para apresentação de resposta escrita. Após, a 4ª Seção da Corte vai analisar se a denúncia deve ser recebida, momento a partir do qual tem início o processo criminal propriamente dito.

O MPF espera que, ao final do processo, todos sejam condenados a sanções que, somadas, podem chegar a 19 anos de prisão. Além disso, a Procuradoria Regional da República também requisitou a instauração de um novo inquérito policial para apurar se os denunciados também cometerem o crime de lavagem de dinheiro.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Edvaldo Alves de Queiroz, conhecido como “Tupete”. (Foto: Mídia Max)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...