21.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Por suspeita de ‘farra’, promotora quer detalhes do uso de carros

23/10/2014 – Atualizado em 23/10/2014

Por: Mídiamax

Após denúncia de que o secretário estadual da Juventude estaria utilizando carro oficial acautelado pela Justiça para frequentar aulas em faculdade, a promotora Ana Carolina Lopes de Mendonça Castro, da 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, solicitou “radiografia” dos carros utilizados pela Sejuv (Secretaria Estadual de Juventude).

A denúncia foi encaminhada à Ouvidoria do MPE (Ministério Público Estadual) dia 14 de agosto e autuada como notícia de fato em trâmite na 29ª Promotoria no dia 2 de setembro. A intenção do MPE é “apurar eventual improbidade administrativa do secretário Jaber Cândido”.

O MPE solicitou à SAD (Secretaria de Administração do Estado) a relação de todos os carros oficiais e acautelados pela Justiça destinados à Sejuv, com os números de emplacamento e controles administrativos de uso, retirada, entrada e saída para os servidores responsáveis por cada veículo, além das respectivas decisões judiciais, no caso dos veículos acautelados.

Além disso, a promotora pede cópia do cartão corporativo de abastecimento de combustível destinado a Jaber e/ou folhas de controle de abastecimento nos postos, ou, se for o caso, cópia dos controles administrativos de abastecimento.

Para a Unaes (Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande) foi requisitada cópia de imagens dos estacionamentos da instituição que contenham os registros do carro, um Hyundai I30 preto, de placas NQE-7772, com as folhas de frequência do aluno Jaber.

A SAD e a Unaes receberam prazo de um mês para atender às diligências pedidas pelo MPE no dia 21 de agosto. Caso contrário, o caso virará inquérito civil.

Relembre o caso

Universitários afirmam que o secretário estava usando o carro para frequentar as aulas no período noturno na Unaes. Foram feitas fotos que mostram o automóvel no estacionamento da instituição na noite de quarta-feira.

Segundo apurou a equipe de reportagem, o veículo usado pelo secretário é acautelado ao Estado, isto é, foi apreendido porque era usado no tráfico de drogas e repassado para o uso do poder público. O MPE afirma que o artigo 37 da Constituição Federal e o artigo 312 do Código Penal proíbem que o patrimônio público seja utilizado em atividades particulares.

Jaber admitiu que estava com o carro, e que é aluno da instituição, mas que estaria na faculdade apenas para “evento oficial” com a coordenação do curso de Direito. Entretanto, a Unaes negou em nota que houve reunião, e disse que foi só uma “conversa de corredor”.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

‘Qualquer hora’

Jaber também disse que usa o carro porque, como todos os secretários de Estado, ‘não tem horário de trabalho definido’ e pode ser convocado a qualquer hora. “Os secretários trabalham interinamente. Então, a qualquer horário, está a serviço”, disse Cândido.

O governo do Estado declarou na ocasião que montaria comissão e faria sindicância para investigar o caso.

Créditos: Mídiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem tem queda de sofá e tem corte e sangramento na cabeça

Caso aconteceu no Nova Americana, onde vítima foi socorrida à UPA.

Eldorado Celulose anuncia investimento de R$ 25 bilhões para segunda fábrica em Três Lagoas

Cerca de 10 mil empregos deverão ser criados durante a construção, e de 2 mil postos de trabalho permanentes após concluída, segundo o empresário, fundador e acionista da empresa, Wesley Batista em evento nesta segunda-feira (22).

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica explica sobre casos de Chikungunya em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula na manhã desta segunda-feira (22), Adriana Spazzapan falou também sobre o aumento dos números em relação à doença - cerca de 15 em somente uma semana.