21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Polícia Civil apreende mais de cem automóveis em 2ª fase da Operação Asclépio

18/04/2019 10h02
Por: Gabriele Benati

A Polícia Civil de Assis desenvolveu a 2ª fase da Operação Asclépio na manhã desta quarta-feira (17), nas cidades de Andradina e Muritinga do Sul no Estado de São Paulo. Foram encontrados mais de cem veículos pertencentes à quadrilha que vendia vagas em faculdades de medicina, apontados como frutos da prática criminosa relacionada à investigação.

As investigações tiveram início em junho de 2017, após notícia de eventual esquema de fraude no vestibular para o curso de medicina da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, ocorrido em abril de 2017, quando a direção constatou a inconsistência entre as informações que o candidato presta na inscrição, comparados aos da identificação da prova e da realização da matrícula.

A Polícia Civil foi acionada e durante a investigação constatou que “clones” (pessoas se passando por candidatos) haviam realizado a prova de vestibular. Com ajuda da entidade organizadora do certame – VUNESP e da administração da FEMA o esquema foi descoberto, dedicando-se os investigadores à busca de provas e identificação dos criminosos.

Durante as investigações, foi identificada a pessoa de Adeli de Oliveira como o principal articulador de engenhoso esquema de venda de vagas para ingresso no curso de medicina e, igualmente, no processo seletivo de transferência de alunos para o mesmo curso em faculdades do Estado de São Paulo, tudo mediante pagamento de valores entre R$ 80.000,00 e R$ 120.000,00 por vaga, negociados de forma parcelada ou até mediante permuta de bens móveis e imóveis.

Com o avanço das diligências, apurou-se a constituição de sofisticada organização criminosa composta de 3 (três) grupos, todos interligados: 1) Grupo Familiar; 2) Grupo dos Captadores e vendedores de vagas; e 3) Grupo de Intermediários na Universidade Brasil – medicina de Fernandópolis.

Foram cumpridos na data da deflagração da operação (12/04), 17 mandados de prisão temporária e 55 mandados de busca e apreensão onde foram arrecadados diversos materiais que estão sendo analisados, assim como constatadas provas indiciárias do envolvimento de outras pessoas, além das já presas.

Os 127 veículos identificados e bloqueados nesta manhã, estavam distribuídos em estabelecimentos de comércio de automóveis na cidade de Andradina, em consignação, sendo proprietário dos mesmos, Adeli de Oliveira, 54 anos, morador na cidade de Muritinga do Sul. Todos os veículos foram bloqueados e serão inseridos no espólio de bens, frutos da atividade criminosa. Suspeita-se que entre os veículos encontrados, grande parte seja oriunda de pagamento pelas vagas em faculdades de medicina, já que a quadrilha negociava inclusive valores parcelados.

Diante do cenário, o delegado de polícia encarregado do inquérito policial acionou a Delegacia Regional Tributária, Regional Araçatuba, que designou 04 (quatro) fiscais estaduais para realizarem vistoria nas revendedoras de automóveis de Andradina.

A Polícia divulgou a fotografia dos “clones” que participaram das provas de vestibular no lugar dos verdadeiros candidatos, na esperança que sejam denunciados, enquanto aguarda o resultado dos exames dactiloscópicos coletados pela VUNESP na data do fato, que foram solicitados aos 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, visando a identificação dos criminosos.

Os telefones e e-mail(s) para denúncia são:

Disque denúncia do Estado de São Paulo: 181
Delegacia Seccional de Polícia de Assis: 18-3302-9222 / email: [email protected]
Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – 8 (DEINTER – 8 de Presidente Prudente): 18-3901-3450 / e-mail:[email protected] ou [email protected]
Ou a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa, fazendo referência à investigação de fraudes no vestibular de Assis.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Informações Site Portal Regional

IMAGEM SITE MIL NOTÍCIAS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...