33.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

PMA conclui hoje Educação Ambiental em Naviraí e fecha o ano com 25,8 mil alunos atendidos

21/11/2014 – Atualizado em 21/11/2014

Por: Redação com Informações de Assessoria de comunicação

Campo Grande (MS) – Os trabalhos de Educação têm sido prioritários para a Polícia Militar Ambiental. O Núcleo de Educação Ambiental atendeu, desde que passou a atuar diretamente em escolas entre 1999 a 2013 mais de 240 alunos. Atualmente, além da Capital, atende a uma cidade do interior ao mês, durante o ano letivo e nesta semana o Núcleo está em Naviraí, desde segunda-feira (17) onde atenderá 1.442 até à tarde de hoje.

Todas as 25 Subunidades da PMA no Estado desenvolvem sua missão voltada à Educação Ambiental. Algumas somente com palestras e outras com melhor estrutura, a exemplo, a unidade de Dourados com o “LABIRINTO AMBIENTAL” – labirinto em que as crianças visitam e deparam com os ambientes montados com os problemas ambientais atuais e, Corumbá, com o teatro de fantoches e a Sala de Aula Flutuante com palestras.

Na capital, além do Núcleo de Educação Ambiental – NEAM, os trabalhos são desenvolvidos também pelo Projeto Florestinha, no Centro de Educação Ambiental Florestinha – CEA/FLORESTINHA, que também atende a alunos da Capital e Interior.

As atividades de Educação Ambiental, tanto as executadas pelo NEAM, como pelo Florestinha, são desenvolvidas em forma de oficinas temáticas, pelas próprias crianças do Projeto Florestinha e policiais. São elas:

  1. Plantio de Mudas Nativas, com palestras sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, erosões etc.

  2. Casa da Energia, com palestra sobre economia de energia, matriz energética, impactos ambientais e fontes renováveis.

  3. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

  4. Visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, tráfico etc.

  5. Montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas à temática das águas no planeta.

  6. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.

    radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Neste ano foram atendidos só pelo Núcleo de Educação Ambiental de Campo Grande 25.884 alunos na Capital e Interior, envolvendo escolas públicas e privadas, Universidades, bem como aldeias indígenas e assentamentos rurais.

A PMA investe em Educação Ambiental, por entender a necessidade de formar multiplicadores na busca da tão esperada transversalidade do tema Educação Ambiental, pois sabe que a prevenção por meio da Educação Ambiental é o caminho para a proteção dos recursos naturais em todo o mundo. Nas escolas, a difusão das ideias é mais fluente e rápida, pois se quer mudar cultura, faz-se por meio das crianças e adolescentes. O resultado virá em um futuro próximo, pois essas crianças e adolescentes estarão em pouco tempo comandando os mais altos postos da Política Estadual, Federal e de outros poderes, ou se não, poderão ser simplesmente os cidadãos que conservarão os recursos naturais, sabedores da importância destes recursos para a vida no planeta. Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.

O importante também desse trabalho é a formação de multiplicadores e o envolvimento dos policiais com a comunidade, o que permite mais confiabilidade e consequentemente mais empenho da população no auxílio em defesa do ambiente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, conforme prevê o artigo 225 da Constituição Federal de 1988.

Imagem - Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação conjunta Polícia Militar e Civil prende traficante e apreende drogas

Na manhã desta quarta-feira (24), Policiais Militares e Cívis de Ilha Solteira (SP) realizaram operação conjunta, que teve como alvo buscas e apreensões de...

MS registra cinco mortes e 129 novos casos de covid em uma semana

Estado registrou 61 óbitos relacionados à doença em 16 semanas. As vítimas tinham idades que variam de 26 a 94 anos e moravam em Campo...

Com mais de 100 motocicletas aptas a circulação, Leilão do Detran-MS encerra lances nesta quarta-feira

Até esta quarta-feira (24) consumidores podem dar lances no leilão do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Ao todo, são 128 motocicletas e...