23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

PMA apreende madeira nobre extraída de área indígena em MS

27/11/2015 – Atualizado em 27/11/2015

Apreensão ocorreu nesta quinta-feira (26) em Bodoquena.

Três pessoas, entre elas um indígena, foram multados e autuados.

Por: G1

Um carregamento de madeira de aroeira, árvore nobre que é protegida por lei, e de ipê, que foi extraído ilegalmente da reserva indígena Kadiwéu, foi apreendido nesta quinta-feira (26) pela Polícia Militar Ambiental (PMA), na estrada do distrito de Morraria. A área indígena está localizada entre os municípios de Corumbá e Porto Murtinho, mas tem a aldeia maior mais próxima de Bodoquena.

Segundo a PMA, o carregamento era transportado em um caminhão onde estavam duas pessoas, entre elas um indígena que teria vendido a madeira. Á frente seguia um outro veículo, que era o batedor da carga, e que era conduzido pelo homem que comprou o carregamento.

No caminhão estavam 50 postes de aroeira e 200 pranchas de ipê. Como não possuíam autorização nem para o corte nem para o transporte da madeira, cada um dos três suspeitos foi autuado em R$ 15,9 mil, totalizando R$ 47,7 mil em multas aplicadas pela PMA. Além disso, os dois veículos foram apreendidos e encaminhados com os três para a Delegacia de Polícia Civil de Bodoquena, onde foram autuados e responderão por crime ambiental, com pena prevista em caso de condenação de um a dois anos de prisão. A pena é agravada devido ao corte proibido da aroeira.

De acordo com a PMA, portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proíbe o corte da “aroeira” e de algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais.

Caminhão com madeira extraída ilegalmente de reserva indígena foi apreendido em Bodoquena pela PMA (Foto: Divulgação/PMA)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Condutores de categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxicológico

GOVERNO MS - A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) tem alertado para a proximidade do prazo final para condutores que possuem CNH (Carteira Nacional...

Motociclista sofre escoriações após bater contra carro em cruzamento no Lapa

Vítima colidiu contra um Fiat Uno, que não respeitou preferencial, sendo socorrido por uma equipe do SAMU.

Polícia Civil realiza Páscoa Solidária em Três Lagoas

Entre os locais visitados estavam o Jardim Primavera, Bairro São João, Vila Verde, Violetas, Novo Oeste e Orestinho.