22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Ortodontista alerta: Cárie mata!

30/10/2014 – Atualizado em 30/10/2014

Por: Andranews

Sim, a cárie é a doença crônica mais comum do mundo e pode matar. O dentista Marcelo Sanches, explicou que as bactérias já estão no organismo e, quando a pessoa come e não escova os dentes, elas podem causar a perda total do dente, infecções graves no organismo e até mesmo problemas no coração que podem levar à morte.

A cárie afeta mais de 80% dos brasileiros e 5 bilhões de pessoas no mundo.

“As bactérias se alimentam de restos de comida, principalmente açúcares, amido e carboidratos, e formam ácidos que desmineralizam o dente, como se tivesse corroendo-o.

O maior risco é que neste momento elas podem ir para a corrente sanguínea, causando infecções e até endocardite bacteriana, quando a bactéria vai para o coração, causando uma doença muito grave que pode levar à morte do paciente”, explicou Marcelo Sanches.

Segundo o dentista todos esses problemas são causados pela má higiene bucal. “O ideal é escovar os dente no mínimo três vezes ao dia não só para manter um belo sorriso, mas também para uma saúde melhor”, disse.

O dentista reforça que o ideal é que a visita ao dentista seja feita regularmente, pois só a limpeza no consultório consegue tirar o tártaro, que é a placa bacteriana endurecida. “O cuidado preventivo pode evitar que problemas ocorram e que os menores se tornem sérios problemas de saúde”.
Cárie e UTI

Marcelo Sanches relata que existe uma tendência que toda UTI (Unidade de Terapia Intensiva) vai precisar de ter um Periodontista para tratar os pacientes internados.

“Em casos de coma 75% das pessoas que vão a óbito é por causa de doença bucal. Nos EUA e na Europa toda UTI já possui um profissional desse. As bactérias que são negativas caem na corrente sanguínea e o paciente vem a morrer. No atestado de óbito consta insuficiência cardíaca, mas o por que de o coração parar quase nunca é detectado no Brasil”, relatou.

Segundo o dentista existe uma estatística no país que revela algo em torno de 25 mil pessoas ao ano que morrem por problemas em decorrência da cárie (endocardite bacteriana).

“Por isso em países desenvolvidos a primeira coisa que se faz após estabilizar um paciente que chega à UTI é passar por um periodontista para fazer a limpeza da boca dos pacientes”, afirmou.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Marcelo Sanches acredita que a periodontia é uma das bases para uma boa saúde bucal e corporal.

Ela é a ciência que estuda a estrutura do dente, que é um órgão. “O periodonto envolve muitas características, estudando fatores como a gengiva e o ligamento periodontal, que é o que segura a raiz aderida ao osso, portanto a base para os dentes. Ignorar o tratamento periodôntico é como construir uma casa em cima da areia. Assim se pode perder tudo, incluindo a vida”, finalizou.

(Foto: Cleber Carvalho)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...