19.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

OAB/MS faz manifesto em defesa do Exame da Ordem

27/02/2015 – Atualizado em 27/02/2015

Por: Assessoria de Imprensa

O presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, lançou nesta sexta-feira (27) manifesto em defesa do Exame de Ordem. O documento, enviado para todos os advogados, para classe política do Estado e divulgado para sociedade, tem como objetivo alertar sobre os riscos da extinção do Exame, proposta no Projeto de Lei n. 2.154/2011, de autoria do deputado federal Eduardo Cunha. Nessa semana, Júlio Cesar e outros presidentes de seccionais da OAB no Brasil participaram de encontro com 96 parlamentares nacionais, em Brasília, para explicar, aos deputados, quanto às consequências da aprovação do projeto de lei.

“O Exame de Ordem é requisito para que o bacharel em Direito possa advogar. Sem ele, iremos permitir que bacharéis despreparados exerçam a profissão, colocando em risco bens jurídicos altamente relevantes como a liberdade, o patrimônio e a vida. Isto representa prejuízo para a sociedade, ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Judiciário”, ressalta Júlio Cesar.

O manifesto aponta que os elevados índices de reprovação atestam a necessidade de preservação do exame. ”As baixas aprovações no Exame são reflexos da falta de qualidade e investimentos nos cursos de Direito, pelos poderes públicos e empresários que visam lucro e lotam salas de aulas sem oferecer estrutura adequada”, aponta o documento. Júlio Cesar pontua ainda que o projeto de lei viola o art. 133, da Constituição Federal e o entendimento unanime dos ministros do Supremo Tribunal Federal (RE 603.583).

O repúdio ao projeto de lei também ganhou adesão de outros Estados, que estão promovendo ações e campanhas para alertar toda a sociedade sobre o projeto. “O fim do exame acarretará a curto, médio e longo prazo, distorções na defesa de direitos, a qual será sentida por todos os brasileiros, pelo próprio Estado e Poder Judiciário”, pontua o manifesto da OAB/MS.

Foto de Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de homem é desovado na rodovia em Três Lagoas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar registram no final da tarde desta quarta-feira (27) um caso de homicídio. As primeiras informações repassadas as equipes...

Trabalhos do DEPTRAN e Secretaria-Geral promovem mudanças no trânsito de Três Lagoas

Em entrevista ao "Linha Direta com a Notícia", o secretário-geral, Gil Alexandre da Rocha e a Autoridade Municipal de Trânsito, Edgard Wegner explicaram sobre as ações, realizadas em base no fluxo das vias três-lagoenses.

“Não queremos transformar a Amazônia num santuário da humanidade”, afirma Lula

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na última terça-feira (26) que não tem a intenção de transformar a Floresta Amazônica em uma espécie de santuário. Na ocasião,...