19.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Nova regra obriga fechamento de barragem em MS

Resolução acaba com alteamento a montante no País.

19/02/2019 09h42
Por: Mirela Coelho

Resolução da Agência Nacional de Mineração (ANM), publicada ontem, que determinou a eliminação de todas as barragens do tipo “alteamento a montante” no País, deve impactar uma barragem em Mato Grosso do Sul. O método é o mesmo utilizado nas barragens da Vale que se romperam em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019.

No Estado, a barragem Sul, da Vetorial Mineração, é a unica que utiliza o método, que é o mais simples e de baixo custo de construção, porém, está associado à maioria dos casos de ruptura de barragens de rejeitos em todo o mundo. A barragem abriga rejeitos de minério de ferro, tem 23 metros de altura e volume de 600 mil metros quadrados. Segundo a ANM, a estrutura está enquadrada na categoria de baixo risco, mas o dano potencial associado é alto.

Conforme reportagem publicada na última sexta-feira, relatório de vistoria feita por força-tarefa no local apontou que a estrutura não atende aos quesitos obrigatórios do plano de emergência, para garantir segurança das pessoas que residem na rota da mancha de inundação, em caso de algum colapso. A reportagem questionou a Vetorial sobre quando exatamente a barragem deve ser eliminada e quais os efeitos para o setor de mineração local, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.

RESOLUÇÃO

De forma geral, a resolução determina a desativação de todas as barragens a montante até 2021. E impede definitivamente a construção de represas de mineração nesse método, já que há proibição sobre isso desde 2016.

De acordo com o texto publicado, as barragens a montante ou de método desconhecido que estão desativadas deverão ser eliminadas até 15 de agosto de 2021 e as que estão em funcionamento até 15 de agosto de 2023.

A resolução determina ainda que as empresas responsáveis por barragens de mineração ficam proibidas de manter e construir qualquer instalação, fazer obra ou realizar serviço na zona de autossalvamento da barragem, seja permanente ou temporário, que inclua presença humana. A determinação dá como exemplo finalidades de vivência, de alimentação, de saúde ou de recreação. No caso da Vale, em Brumadinho, o refeitório dos funcionários da empresa estava próximo à barragem.

A resolução já está valendo, mas, paralelamente, haverá consulta pública também para evitar sanções por parte das empresas, segundo a agência. A consulta foi aberta ontem e é válida por 30 dias, para avaliar os impactos e receber sugestões que podem levar a modificações na determinação.

Segundo a ANM, o fechamento das barragens a montante pode impactar principalmente mineradoras de pequeno porte. No Brasil, em uma lista com 717 barragens de rejeitos de mineração, pelo menos 88 têm método a montante.

Informação Correio do Estado

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Vistoria realizada na barragem da Vetorial - Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...