19.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Nova lei determina que banheiros para pessoas com deficiência deverão ter alarme de emergência

12/06/2018 08h49

Por: Deyvid Santos / Com informações do site G1.com

Os banheiros para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em Mato Grosso do Sul deverão contar com um sistema de alarme que possibilite que os usuários, em uma situação de emergência, possam pedir ajuda. É o que determina uma nova lei que entrou em vigor nesta terça-feira (12), após publicação no Diário Oficial do estado.

A lei foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi (MDB), após o projeto apresentado pelo deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB) ter sido aprovado em duas votações no plenário.

Segundo a nova legislação, que ainda deverá ser regulamentada pelo governo do estado em um prazo de 90 dias, os alarmes que serão instalados no banheiro deverão atender as normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e deverão ficar ao lado do assento sanitário, do lavabo e do box do chuveiro, se houver, a uma altura que permita o seu acionamento imediato.

Os banheiros que possuírem o equipamento deverão ainda ter uma placa de identificação, deixando claro que possuem o sistema de alarme para ser acionado em caso de acidente ou incidente.

A lei estipula ainda que todos os locais que tenham banheiros para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida terão um prazo de 180 dias para instalarem os equipamentos e que o descumprimento da legislação poderá acarretar na aplicação de multa no valor de 500 unidades fiscais estaduais de referência (Uferms), que na cotação de janeiro de 2018 (R$ 25,91), representa R$ 12.955. A multa prevista em caso de reincidência é o dobro.

Banheiros adaptados para pessoas com deficiência deverão contar com sistema de alarme em Mato Grosso do Sul (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de homem é desovado na rodovia em Três Lagoas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar registram no final da tarde desta quarta-feira (27) um caso de homicídio. As primeiras informações repassadas as equipes...

Trabalhos do DEPTRAN e Secretaria-Geral promovem mudanças no trânsito de Três Lagoas

Em entrevista ao "Linha Direta com a Notícia", o secretário-geral, Gil Alexandre da Rocha e a Autoridade Municipal de Trânsito, Edgard Wegner explicaram sobre as ações, realizadas em base no fluxo das vias três-lagoenses.

“Não queremos transformar a Amazônia num santuário da humanidade”, afirma Lula

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na última terça-feira (26) que não tem a intenção de transformar a Floresta Amazônica em uma espécie de santuário. Na ocasião,...