23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

MS e ministro do Turismo apresentam demandas do Estado e do Fornatur

16/02/2019 08h35
Por: Gabriele Benati

Em reunião, nesta quinta-feira (14.02), o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, esteve em Brasília com o novo Ministro do Turismo (MTur), Marcelo Álvaro Antônio.

Na ocasião ele apresentou demandas do turismo estadual e também as principais demandas dos dirigentes estaduais do setor. Wendling representou extraordinariamente a presidência do Fórum dos Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), ocupada pelo maranhense Hugo Ricardo Paiva Veiga desde novembro de 2018.

A importância do diálogo constante com o Fórum para definição das políticas públicas do MTur foi um dos temas tratados na reunião. O diretor-presidente da Fundtur-MS também reforçou a necessidade de trabalhar os acordos Céus Abertos de forma efetiva; a liberação dos vistos americanos, japoneses e chineses; criação da área de Inteligência de Mercado com ações efetivas de Benchmarking; integração de políticas públicas, projetos e ações entre MTur, EMBRATUR e Estados; formatação de políticas públicas de segurança (MTur, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Ministério da Economia/Planejamento e Estados) para criação das Zonas de Interesse Turístico, bem como modelos de financiamento para os Estados montarem seus Batalhões de Polícia Turística; liberação de Cassinos em áreas determinadas, em número limitado por Estado e com legislação específica, além da participação na Promoção de forma integrada em Feiras e Eventos.

Outro ponto importante tratado na reunião foi o reposicionamento do produto Brasil. “Enfatizei ao ministro Marcelo que o Brasil precisa reposicionar seu produto. Acreditamos que o ecoturismo deva ser o segmento âncora, pois somos o primeiro destino em atrativos naturais no estudo de competitividade mundial. Os “Corredores do Ecoturismo” estão presentes em todo o País”, salienta o representante do Fornatur. O Ministro se comprometeu a participar da primeira reunião ordinária do Fornatur, onde dará uma posição para todos os secretários e dirigentes estaduais sobre cada uma das demandas apresentadas.

Turismo de Mato Grosso do Sul

Durante a reunião o diretor-presidente apresentou o modelo de gestão da Fundação de Turismo de MS para o novo ministro, falou da importância das instâncias de governança e Conselho Estadual de Turismo do Estado serem liderados pela iniciativa privada, mostrou a campanha de marketing “Visit-MS – você no seu melhor estado” como ferramenta de comunicação com o mercado e as ações desenvolvidas para o fomento do turismo de Mato Grosso do Sul.

“Foi uma reunião muito positiva tanto para o Fornatur, quanto para a Fundtur, onde aproveitei e solicitei apoio do Ministério no projeto de revitalização do Centro de Convenções, um dos mais importantes equipamentos do turismo de negócios da região Centro-Oeste”, finaliza.

Informações Governo do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Condutores de categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxicológico

GOVERNO MS - A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) tem alertado para a proximidade do prazo final para condutores que possuem CNH (Carteira Nacional...

Motociclista sofre escoriações após bater contra carro em cruzamento no Lapa

Vítima colidiu contra um Fiat Uno, que não respeitou preferencial, sendo socorrido por uma equipe do SAMU.

Polícia Civil realiza Páscoa Solidária em Três Lagoas

Entre os locais visitados estavam o Jardim Primavera, Bairro São João, Vila Verde, Violetas, Novo Oeste e Orestinho.