22.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

MEC autoriza 1º curso superior da Faculdade de Tecnologia do Senai

22/09/2017 16h32

Por: Assessoria de Imprensa

A FatecSenai Dourados/MS (Faculdade de Tecnologia do Senai de Dourados) foi autorizada pelo MEC (Ministério da Educação) a oferecer o primeiro curso superior de graduação da instituição. Trata-se do curso de Tecnólogo em Automação Industrial, que teve a portaria normativa de autorização publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (20).

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, esse é o primeiro curso de Ensino Superior oferecido pela instituição em Dourados e as aulas terão início a partir de fevereiro de 2018. “Uma vez já autorizada, o edital de oferta será publicado no fim do ano, com o início das aulas em fevereiro de 2018”, informou.

Jesner Escandolhero acrescenta que a expansão da oferta do Ensino Superior é um dos desafios a curto prazo assumido dentro do planejamento do Senai em Mato Grosso do Sul. “Portanto, além de Campo Grande, que já tem uma atuação consolidada, e agora Dourados, que inicia a oferta de curso superior já em 2018, essa expansão passa por mais duas faculdades no estado e todas elas no interior, sendo Três Lagoas (MS) e Corumbá (MS)”, afirmou.

Ele ainda reforça que a portaria normativa publicada pelo MEC reconhece o trabalho desenvolvido pelo Senai de Mato Grosso do Sul. “Todo o trabalho realizado na questão da estruturação é agora coroado com a publicação da portaria. Ao reconhecer e autorizar o curso superior de Tecnólogo em Automação Industrial, o Ministério nos faz perseguir ainda mais esse desafio que é a expansão do Ensino Superior para outras unidades do Senai no estado”, completou.

### Novo mercado

A gerente de educação do Senai, Dagmar Tavares Viana, destaca que o curso superior de Tecnólogo em Automação Industrial vem para atender às necessidades das indústrias da região de Dourados, basicamente voltadas para o segmento de alimentos e bebidas.

“O município já conta com o IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas) e agora o curso superior vem para somar ainda mais com esse desejo que temos de nos fortalecer na região como referência na formação de profissionais que são necessários para a indústria de alimentos e bebidas”, declarou.

Dagmar Tavares Viana também adiantou que o Senai já tem uma programação de ampliação da oferta de cursos do Ensino Superior para os próximos três anos. “Para nós esse é um momento muito importante, estamos entrando em uma esfera extremamente valiosa. Temos agora mais uma faculdade do Senai em Mato Grosso do Sul, além da FatecSenai Campo Grande, e o nosso objetivo é crescer ainda mais no que diz respeito ao Ensino Superior no Estado e, com isso, atender melhor a indústria”, reforçou.

Para o gerente do Senai de Dourados, Yashi Sakimoto de Miranda, a autorização do MEC representa uma mudança significativa com relação às ofertas de cursos pela instituição. “A partir de agora começaremos a oferecer um curso de graduação em Ensino Superior, algo que até então não estávamos aptos. Essa portaria é um divisor de águas para nós e estamos muito satisfeitos porque reconhece o nosso trabalho e possibilita um melhor atendimento às indústrias”, finalizou.

Sobre o curso

O curso superior de Tecnologia em Automação Industrial tem por objetivo promover a formação de profissionais capazes de manter, implementar, desenvolver e otimizar sistemas de controle e automação, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente. O tecnólogo em Automação Industrial é um profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Esse profissional atua na automatização dos chamados “processos contínuos”, que envolvem a transformação ininterrupta de materiais, por meio de operações biofisicoquímicas. Na sua atividade de execução de projetos, instalação e supervisão de sistemas de automação, são bastante empregadas tecnologias como controladores lógicos, sensores, transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão, vazão, atuadores eletropneumáticos, sistemas supervisórios, entre outras.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mulher que sofreu abuso sexual aos 8 anos denuncia atual marido por estuprar sua filha de 12 anos

A mãe da vítima também sofreu abuso sexual quando ainda era criança e o autor seria seu sogro, pai do atual marido, que hoje estuprou sua filha.

Em Solenidade de Outorga da Medalha Tiradentes PMMS agracia civis e militares

A cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes, uma honraria que reconhece os esforços em prol da segurança pública, foi um momento marcante. Ela homenageou...

Três Lagoas sediará os Jogos Estaduais da Melhor Idade

Na manhã desta terça (23), o professor André Melo, responsável pela categoria Melhor Idade da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), participou...