20.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Mãe é condenada a 17 anos de prisão por torturar e matar filho de 5 anos

26/05/2017 10h30

Acusado de obrigar o menino a ingerir as próprias fezes, padrasto foi julgado a 4 anos de prisão, mas poderá em recorrer em liberdade. Crime ocorreu em fevereiro de 2015 em Cristais Paulista

Por: G1

A Justiça condenou nesta quinta-feira (25) a dona de casa Jane Aparecida Jardim a 17 anos de prisão por torturar e assassinar o próprio filho, em fevereiro de 2015, em Cristais Paulista (SP). Adriano Henrique Jardim Ramos, de 5 anos, morreu na Santa Casa de Franca (SP), um dia após ser espancado, em decorrência de traumatismo craniano.

Acusado de tortura, o padrasto do menino, Thiago Rodrigues, foi condenado a quatro anos de reclusão. Segundo o Ministério Público, ambos agrediam com frequência o garoto. Em certa ocasião, Rodrigues chegou a obrigar o enteado a ingerir as fezes e o próprio vômito como forma de castigo.

O G1 procura pela advogada Aparecida Oliveira Schmidt Capela, que representa Jane no caso.

O advogado Braz Porfírio Siqueira, que defende Rodrigues, disse que não vai recorrer porque a sentença imposta permite que o cliente cumpra a pena em liberdade.

Jane estava presa desde a data do crime. Já Rodrigues respondia ao processo em liberdade. Inicialmente, a mãe disse à Polícia Civil que agrediu o filho porque ele havia defecado na cama. Depois, revelou que não tinha afeto pelo menino e que usou um cabo de vassoura, além de cinto e chinelos, para bater nele por cerca de cinco horas.

Sentença

Realizado no Fórum de Franca, o julgamento teve início por volta de 9h com o sorteio do corpo de jurados, que acabou sendo formado por quatro homens e três mulheres. O primeiro a falar perante o juiz José Rodrigues Arimatéia foi um investigador de polícia.

Na sequência, prestaram depoimento duas testemunhas que moravam na fazenda onde a família morava, na zona rural de Cristais Paulista. Em seguida, os réus contaram suas versões do crime. Por fim, a Promotoria e a defesa apresentaram suas teses.

O júri considerou Jane culpada pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e tortura. Ela deverá ficar presa por 17 anos, oito meses e 20 dias e não poderá recorrer em liberdade. Rodrigues foi considerado culpado por torturar o enteado e foi condenado a quatro anos e oito meses de reclusão, mas poderá recorrer em liberdade.

O crime

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Jane Aparecida Jardim foi presa em 26 de fevereiro de 2015 por suspeita de espancar o filho Adriano Henrique Jardim Ramos, de 5 anos. À Polícia Civil, a mulher confessou que agrediu o menino com um cinto, depois pegou o garoto pelo pescoço e pelos braços e o jogou na cama.

Nesse momento, a criança bateu a cabeça na lateral de um móvel. A mãe só decidiu pedir ajuda aos vizinhos horas depois, quando percebeu que o filho não acordava. Adriano foi levado ao Pronto-Socorro de Cristais Paulista e transferido à Santa Casa de Franca.

A assessoria do hospital informou, na época, que o garoto foi atendido com traumatismo craniano e levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. A Santa Casa também comunicou a Polícia Civil, que iniciou a investigação do caso.

Jane foi presa e levada à cadeia de Franca, mas acabou sendo ameaçada de morte e precisou ser transferida para a Penitenciária de Tremembé (SP). Adriano não resistiu aos ferimentos e a morte cerebral foi confirmada na noite de 27 de fevereiro.

Adriano Henrique Jardim Ramos, de 5 anos, morreu em decorrência de traumatismo craniano em Cristais Paulista (Foto: Reprodução/EPTV)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...