31.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Lei Orgânica é tema de aula do programa Câmara Educação

21/09/2017 17h22

Na próxima semana, será abordado o Regimento Interno da Câmara

Por: Assessoria de Imprensa

Mais um módulo do curso de capacitação de servidores, vereadores e comunidade, proposto no programa Câmara Educação, foi realizado nesta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Três Lagoas. Desta vez, o tema abordado foi a Lei Orgânica do Município, visando ambientar o público à principal legislação que rege o município, de forma a trazer conhecimentos sobre suas qualidade e questões que precisam ser revisadas.

A Lei Orgânica de Três Lagoas foi promulgada em 1990, tendo sofrido algumas alterações, por meio de emendas, nestes 27 anos de vigência. Segundo o professor Enio Murad esta lei é prevista no Art. 29 da Constituição Federal: “O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado (…)”, diz o texto constitucional. “O artigo 29, como um todo, vai nortear a criação das Leis Orgânicas”, explicou Murad.

Ele começou o curso falando que, num primeiro momento, achou que a Lei Orgânica de Três Lagoas era pequena, se comparada com a de outros municípios que possuem até o dobro de artigos. Porém, numa leitura mais refinada, observou que traz uma redação enxuta, com tamanho ideal.

Durante o curso, o professor analisou artigo por artigo, em leitura junto com os presentes, esclarecendo o funcionamento da prefeitura e da Câmara, funções, atribuições e sanções, de acordo com a lei orgânica.

Ainda pontuou algumas alterações que julga ser importantes e necessárias para atualizar a lei orgânica três-lagoense de acordo com tratados internacionais que o Brasil assinou. “Precisa incluir texto sobre a questão do idoso, das mulheres e do portador de deficiência, por exemplo”, revelou.

Outra questão levantada foi quanto à necessidade de um estudo para saber se artigos, principalmente alguns presentes nas disposições transitórias, estão sendo cumpridos. Caso contrário, ele recomenda que devem ser revogados ou alterados.

Na próxima semana, também na quinta-feira (28), o curso será sobre o Regimento Interno, das 7h às 14h, sendo aberto à população.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é socorrido após ser encontrado passando mal dentro de carro em estrada vicinal

Vítima foi socorrida à UPA, onde recebeu maiores atendimentos.

Polícia Militar Rodoviária prende mais de 1 tonelada de drogas em Amambai

Uma equipe do Tático Operacional Rodoviário -TOR, do BPMRv, apreendeu na madrugada desta terça-feira (23), veículo com carga de maconha na MS 485. Os Policiais...

Rádio Caçula realiza campanha para arrecadar leite para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas

Entrega das caixas será realizada durante o "Jornal da Manhã" do dia 15 de maio, ao vivo. Cada doação já faz à diferença.