22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Homem morre após tomar suco de inhame cru em Rio Preto

Família disse aos médicos que ele começou a passar mal assim que tomou o suco, que seria uma receita caseira para ajudar no tratamento da dengue.

18/04/2019 08h26
Por: Mirela Coelho

Na terça-feira (16), um homem de 56 anos morreu em São José do Rio Preto (SP), com suspeita de intoxicação alimentar. A família suspeita que a morte tenha sido causada pelo suco com inhame cru que ele tomou momentos antes.

A família contou aos médicos que ele começou a passar mal assim que tomou o suco, que seria uma receita caseira para ajudar no tratamento da dengue.

A direção da Santa Casa, para onde ele foi levado, disse que o paciente chegou com vômito e falta de ar, e que fez todo o procedimento para tentar salvá-lo, mas ele não resistiu.

O Centro de Assistência Toxicológica, o CEATOX, do Hospital de Base de Rio Preto, confirmou que os sintomas são de intoxicação alimentar.

O próprio centro de assistência afirmou que ajudou por telefone a médica da Santa Casa no socorro ao paciente.

O médico do CEATOX, Carlos Caldeira, disse em entrevista à TV TEM que alimentos como a mandioca e o inhame – que são raízes – não devem ser ingeridos crus porque apresentam substâncias tóxicas.

O corpo de José Aparecido da Silva foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) e passou por autópsia. O resultado deve sair nas próximas semanas. A família disse que José Aparecido não tinha problemas de saúde, apenas estava com sintomas da dengue.

Inhame cru faz mal ou não?

O aumento do consumo de suco de inhame cru não é por acaso. Ele ajuda a manter bom funcionamento do sistema imunológico, aumenta a sensação de bem-estar e também é bastante indicado em caso de doenças como dengue, por aumentar a quantidade de plaquetas no sangue.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados ao consumir o suco de inhame cru. No entanto, especialistas dizem que não há confirmação de que a raiz tenha poder curativo.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Existem pelo menos 2 espécies de inhame consumidas no Brasil: o cará e o taro. O cará é o mais conhecido e o mais utilizado no preparo de bolos e pães. Esse tipo de inhame pode, sim, ser ingerido cru nos sucos. Porém, o taro não pode, em hipótese alguma, ser consumido cru!

O inhame taro, além de possuir ácido oxálico (uma substância química presente também no cará que causa sensação de coceira e formigamento nos lábios, gargantas e mãos), tem outros compostos que fazem mal ao organismo como fitatos e taninos, que podem causar intoxicação alimentar, vômitos, náuseas e diarreia. Isso acontece porque o organismo não consegue eliminar de maneira natural essas toxinas, sobrecarregando órgãos como os rins. Porém, ao cozinhar o taro, esses compostos se desfazem, deixando de ocasionar esses efeitos indesejáveis.

Portanto, se quiser preparar um suco de inhame cru, procure sempre o cará. Para usar o taro, cozinhe antes!

Informação do site G1 Rio Preto e Araçatuba/Terra

Matérias informativas sobre as diferenças entre os tubérculos:

Você sabe a diferença entre cará e inhame?

Não confunda: inhame, cará e taro não são a mesma coisa

Foto: Divulgação.

Foto: Pró - Vida Saudável.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...