20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Guardas municipais envolvidos em briga de bar com morte podem ser exonerados

02/10/2015 – Atualizado em 02/10/2015

Crime aconteceu na noite desta quinta-feira

Por: Midia Max

A GCM (Guarda Civil Municipal) disse que os dois guardas muncipais envolvidos no homicídio de Felipe Cardoso da Silva, de 23 anos, morto na noite desta quinta-feira (1º), em um bar da Capital, com um tiro disparado pelo servidor, identificado apenas como Fábio, estão sendo investigados pela Corregedoria da Guarda, e podem “até” ser exonerados, caso sejam considerados culpados pela Justiça. O suspeito ainda está foragido.

A Guarda também alegou que a arma usada no crime é particular, não tendo nenhuma ligação com a corporação, e que E.P.S., que emprestou a pistola para Fábio, não é habilitado para o uso de arma de fogo. O guarda teria emprestado a arma para Fábio, que durante uma briga de bar atirou em Felipe, que morreu no local.

A família do rapaz pede Justiça, lembrando a todo momento que Felipe foi morto sem motivo algum, simplesmente por estar no lugar errado, na hora errada. “Estou indignada que o responsável pela morte do meu filho ainda não tenha sido preso. Eu quero justiça, eles tiraram um pedaço de mim”, disse a mãe, enquanto aguardava a liberação do corpo do filho no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) de Campo Grande.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Edmar Soares da Silva, lamentou o comportamento dos dois, afirmando que “falta eficiência no treinamento” oferecido aos servidores. “Há necessidade de um preparo melhor para os guardas civis municipais, já que querem contribuir para a segurança pública”, afirma.

Ainda de acordo com a GCM, a Corregedoria vai abrir uma investigação para apurar a conduta dos servidores, que podem ser punidos com advertência, suspensão e até exoneração, mas destacou que quem ira determinar o rumo das penalidades será a Justiça. “Se forem julgados inocentes pela Justiça, não têm como serem punidos pela Guarda”.

A Guarda afirma que os dois servidores envolvidos no caso não têm antecedentes criminais, e não existia nada que dasabonasse suas condutas, e destacou que todos os servidores passam por avaliação social e teste psicológico antes de serem efetivados.

Por último, a assessoria admitiu que o fato prejudica a imagem da Guarda Civil, mas as providências estão sendo tomadas para afastar, investigar e acompanhar o andamento do processo.

No início da manhã desta sexta-feira (2), a Secretaria Municipal de Segurança Pública divulgou nota reforçando que “acompanha a ocorrência de perto, colaborando com a Polícia Civil para o esclarecimento do mesmo. As informações estão sendo apuradas e caso haja comprovação de crime, todos os envolvidos serão punidos conforme a lei, dando amplo direito de defesa, mas agindo com o rigor necessário”, diz a nota.

Crime:

De acordo com informações policiais, por volta das 22h40 de quinta-feira (1º), um guarda civil municipal identificado apenas como Fábio e apelidado como Caveirinha, passou na Base da GCM (Guarda Civil Municipal), que fica localizada na Avenida Ernesto Geisel, e chamou um colega de trabalho para ir com ele até o bar comprar bebidas para a comemoração de seu aniversário.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No local, encontrou um homem com quem tinha uma desavença. Ele entrou no estabelecimento comercial e teve início uma briga generalizada. Após a confusão, Fábio voltou para a Base da GCM e convenceu o outro agente, identificado apenas como E.P.S., de 32 anos, a ir ao bar para ‘dar um susto nas pessoas’. O outro guarda estava com uma pistola e emprestou a arma para Fábio.

Fábio chegou ao bar e atirou em Felipe, que não tinha nada a ver com a confusão. E.P.S. voltou para a base da guarda e Fábio fugiu. O guarda que estava de serviço foi preso em flagrante por ter emprestado a arma. Fábio está foragido e o caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...