20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Gaeco realiza operação de tráfico de drogas realizado com carros de luxo e em presídio

27/11/2014 – Atualizado em 27/11/2014

Por: Midiamax

Foram expedidos 21 mandados de prisão, além dos de busca e apreensão, para serem cumpridos na manhã desta quinta-feira (27), após uma investigação realizada no período de oito meses pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A ação é contra o tráfico de drogas que acontecia em quatro estados brasileiros, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo.

Ao menos oito mandados estão sendo cumpridos dentro de estabelecimentos penitenciários de Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, de onde partiam as ordens sobre o tráfico de drogas. Os traficantes utilizavam carros de luxo e até mesmo caminhões-cegonha para não chamar a atenção da polícia quanto ao conteúdo que carregavam.

Dentre as cidades de Mato Grosso do Sul, onde está sendo realizada a operação estão, Ponta Porã, Coronel Sapucaia e Dourados. Os municípios eram focos dos criminosos por conta da proximidade com a fronteira, o Paraguai.

Crime

Por conta da fronteira seca entre Brasil e Paraguai, traficantes utilizavam veículos com placas de Ponta Porã e Coronel Sapucaia para transportar a droga e não serem notados pela polícia. Depois, o entorpecente era deixado em casas na cidade de Dourados.

De lá, veículos roubados de São Paulo e Goiás eram usados para fazer o transporte do produto ilícito. A entrega tinha destino o estado vizinho, Mato Grosso. A quadrilha contava com olheiros que circulavam pela estrada e também montavam base em meio à mata de alguns locais.

A ação era comandada por reeducando que utilizavam celulares dentro do estabelecimento penitenciário para coordenar os roubos de veículos, logística da droga e pagamentos a serem feitos a membros da quadrilha.

Prisão

A investigação começou após uma comparação de uma relação de prisões onde os crimes eram cometidos da mesma forma. Com isso, foi iniciada a operação que é articulada em Mato Grosso do Sul.

Neste período, já foram apreendidas oito toneladas de maconha e 20 pessoas já foram detidas. Parte do grupo chegou a ostentar nas redes sociais, por meio de fotos, móveis e imóveis adquiridos com o dinheiro do tráfico.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A operação também contou com escutas telefônicas autorizadas judicialmente para entender a dinâmica do crime. Nelas, inclusive, foram flagradas negociações de armamento e munições, como fuzil, .40, 380 e 45, sendo de alto poder de fogo.

Imagem ilustrativa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...