28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Ex-prefeito indiciado por desvio de dinheiro com ‘clã-Amorim’ e servidores

27/10/2016 – Atualizado em 27/10/2016

PF concluiu investigação sobre obra do aterro sanitário e indiciou 12 pessoas.

Por: Campo Grande News

O ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, PTB, o empresário João Amorim, a mulher e as filhas dele, o dono da Anfer Construções e Comércio Ltda., Antonio Fernando de Araújo Garcia, além de servidores da Prefeitura de Campo Grande são os acusados pela Polícia Federal de desviar dinheiro da obra do aterro sanitário de Campo Grande. Ao todo, são 12 pessoas indiciadas.

A PF encerrou inquérito no dia 21 deste mês e divulgou nesta terça-feira (25) que encaminhou o resultado da investigação para que a Procuradoria Regional da República tome as próximas providências. A reportagem teve acesso à lista de denunciados.

Nelsinho, “Amorim e companhia” e dois dos servidores municipais que estariam envolvidos no esquema ilegal para lucrar com a obra do aterro também são alvos da Operação Lama Asfáltica.

O ex-prefeito, o ex-secretário de Obras na gestão de Trad, João Antônio De Marco, e o ex-diretor da Central de Compras e Licitações, Bertholdo Figueiró Filho, já tiveram os bens bloqueados pela Justiça para garantir o ressarcimento dos cofres públicos. A medida foi uma das consequências da força-tarefa.

Além de De Marco e Figueiró, o engenheiro da prefeitura, Taner Logo Casal Batista também foi indiciado.

‘Clã Amorim’ – João Alberto Krampe Amorim dos Santos é o dono da Proteco Construções, empresa que, segundo apurou a equipe da Lama Asfáltica, superfaturava obras para desviar recursos. Além dele, a mulher, Tereza Cristina Pedrossian Cortada Amorim, o genro Luciano Portrich Dolzan, e as três filhas – Ana Paula, Ana Lucia e Renata – estão na lista da PF encaminhada ao MPF (Ministério Público Federal).

Elza Cristina Araújo dos Santos, braço direito do empreiteiro, também foi indiciada.

Em maio deste ano, na segunda fase da operação, batizada de Fazendas da Lama, a PF levou para a prisão Amorim, a sócia e as filhas. A força-tarefa apontou que parte do dinheiro desviado de obras executadas pela empreiteira de Amorim em Mato Grosso do Sul foi “lavado” na compra de 26 fazendas no Estado, daí o nome dado a esta etapa da operação.

Indiciamento – Quatro anos depois do início da operação do aterro sanitário, a Polícia Federal concluiu inquérito que investigava irregularidades na obra. Para a PF, os 12 indiciados praticaram crimes de corrupção, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
A contratação do consórcio CG Solurb também foi considerada ilegal pela PF.

Outro lado – Nelsinho disse à reportagem que ainda não tomou conhecimento sobre as acusações feitas pela PF, mas que não se preocupa. “Tenho a convicção que o juiz não vai receber denúncia nenhuma e quem julga não é a PF”.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

As supostas irregularidades na construção do depósito de lixo já motivaram ação civil pública do MPF contra o ex-prefeito, a Anfer, empresários e secretários por improbidade administrativa justamente por direcionamento e fraude em licitação, superfaturamento e autorização ilegal de uso do aterro sanitário.

Contudo, no dia 2 de junho de 2016, a Terceira Turma do TRF-3, por unanimidade, julgou procedente um agravo de instrumento contra a decisão que recebeu a inicial. Ou seja, a Justiça decidiu pela extinção da denúncia.

“Além de ausente qualquer indício de dolo [intenção de praticar improbidade administrativa], não há indício de prejuízo ao erário”, destacou na época o relator do processo, o desembargador federal Nery Júnior.

“Eu já fui inocentado”, reforçou Nelsinho.

Benedicto Arthur de Figueiredo Neto, advogado de João Amorim e família, informou que a defesa não vai se manifestar sobre o assunto pois o inquérito tramita em sigilo. A reportagem não conseguiu contato com os outros citados.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640 Em até 15 dias, os trabalhadores de carteira assinada com renda de até...

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

O diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse nesta quinta-feira (28) que a estratégia de vacinação para combater a dengue pode...

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira (28) Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de...