30.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Em MS, 25 municípios ficam sem kits para diagnóstico de dengue

Segundo a SES, desabastecimento aconteceu devido a falta do envio pelo Ministério da Saúde.

08/03/2019 11h19
Por: Gabriele Benati

Ao todo, 25 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão sem kits de exames para diagnóstico da dengue. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o desabastecimento ocorreu em todo Brasil devido a falta do envio pelo Ministério da Saúde, fornecedor do insumo.

A sorologia da dengue é realizada pelo Lacem (Laboratório Central de MS) e Campo Grande é um dos municípios afetados pela carência. Entretanto, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), os diagnósticos na Capital são realizados pela avaliação clínica, com suporte do hemograma que é realizado nas unidades.

Nesta sexta-feira (8) foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) a decisão da Prefeitura de Campo Grande de declarar situação de emergência, em função da epidemia de dengue que ocorre na cidade. A medida vai possibilitar ao município fazer compras, contratar pessoal e até realizar obras, sem precisar de licitação, além de buscar recursos estaduais e federais.

Notificações

Boletim epidemiológico da dengue emitido em 6 de março pela SES, aposta 9.684 notificações da doença em todo o Estado em 2019. Deste total, 4.876 foram registrados em Campo Grande. Mato Grosso do Sul tem 15 municípios com taxa de incidência acima de 300 notificações por 100 mil habitantes. São eles, em ordem decrescente: Figueirão, Três Lagoas, Sidrolândia, Água Clara, Camapuã, Selvíria, Rochedo, Corguinho, Mundo Novo, Campo Grande, Aparecida do Taboado, Vicentina, Coxim, Itaporã e Ribas do Rio Pardo.

Entre as notificações, 3.592 casos foram confirmados no Estado, sendo 2663 em Campo Grande. Neste ano foram confirma 3 óbitos por dengue, sendo um na Capital e dois em Três Lagoas.

A SES informa que, para sanar o problema e não prejudicar a população, a foi realizado um processo licitatório, com empenho já realizado. Os insumos serão entregues ainda nesta semana. A secretaria, porém, não informou há quanto tempo os municípios estão sem os kits e quantos diagnósticos deixaram de ser realizados por conta da carência.

Informações Site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem morre em confronto com a Força Tática

Agressivo estrangulou a companheira e deu pedradas na vítima antes de morrer Um homem de 29 anos morreu nesta quarta-feira (24) em confronto com a...

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que não vai permitir anúncios políticos...

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

Os proprietários de veículos automotores contam com mais um auxílio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para ficar em dia com...