20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Em liminar, MP determina que zoológico de Ilha Solteira seja administrado por nova empresa

Funcionamento do local é uma das condições para a operação das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira

22/06/2018 15h21
Por: Deyvid Santos

O Ministério Público Federal em Andradina (SP) entrou com uma ação para que a concessionária Rio Paraná Energia S.A. assuma a gestão e manutenção do Centro de Conservação de Fauna Silvestre (CCFS) de Ilha Solteira em até 90 dias.

O funcionamento do local, conhecido como Zoológico de Ilha Solteira, é uma das condições das licenças de operação das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, localizadas na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A exigência, imposta pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 2014 e 2015, durante o processo de regularização ambiental dos empreendimentos, vem sendo descumprida pela Rio Paraná desde que assumiu a concessão, há quase dois anos.

Em julho de 2016, após vencer o leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a concessionária passou a ter responsabilidade exclusiva pelo cumprimento da legislação ambiental e das obrigações contidas nas licenças de operação das usinas.

Controlada pela filial brasileira da China Three Gorges Corporation, produtora chinesa de energia hidrelétrica, a Rio Paraná vai explorar a concessão do serviço pelo período de 30 anos.

Conservação da fauna silvestre

Criado em 1979 com a função de abrigar animais que tiveram seus habitats alagados pela formação dos reservatórios das usinas, o CCFS se tornou um centro de referência no manejo da fauna silvestre da Mata Atlântica e do Cerrado.

Com o passar dos anos, começaram a ser desenvolvidas pesquisas científicas e a reprodução em cativeiro de diversas espécies ameaçadas, como onça-pintada, cervo-do-pantanal, lobo-guará e tamanduá-bandeira.

O local também passou a desempenhar a função de centro de triagem, recebendo animais silvestres apreendidos ou resgatados pelo poder público. Além disso, o Programa de Educação Ambiental atendia mais de 30 mil pessoas por ano, sendo muitos estudantes.

Atualmente, o centro abriga cerca de 230 exemplares da fauna regional. A subsistência deles vem sendo assegurada pela Companhia Energética de São Paulo (CESP), que era a responsável pelas usinas até julho de 2016. Contudo, o descaso da nova concessionária resultou no encerramento das atividades de pesquisa científica, de triagem de espécimes resgatados e de educação ambiental.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Interesse financeiro

De acordo com a ação do MPF, a empresa está ignorando as obrigações com o zoológico por razões financeiras, evitando despesas com a aquisição da estrutura física da CESP ou com a construção de um espaço semelhante.

Para regularizar a situação, a concessionária solicitou ao Ibama a substituição do centro de Ilha Solteira pela implantação do “Corredor Ecológico dos Rios Sucuriú e Taquari” como exigência para as licenças de operação das usinas. Em 2016, o instituto autorizou a desativação do CCFS.

Para o MPF, a decisão é desfavorável à manutenção do equilíbrio ecológico da região impactada pelas usinas hidrelétricas. Como já havia recomendado em 2017, o órgão pede que o Ibama não aprove a substituição do CCFS.

A ação requer que sejam restabelecidas todas as atividades do centro de Ilha Solteira, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento. Em caso de indeferimento, o procurador solicita que a implementação de outro programa seja condicionado à realização de estudos científicos.

O MPF também pede que a concessionária pague uma indenização de no mínimo R$ 10 milhões por dano moral coletivo.

Com informações do site G1.com

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...