19.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Em Campo Grande, novas restrições são definidas para corte de fornecimento de água

Concessionária obrigada a fazer notificação pessoal ou com aviso de recebimento do devedor.

12/12/2018 10h47
Por: Gabriele Benati

A concessionária Águas Guariroba, responsável pelo serviço de água e esgoto em Campo Grande, passa a cumprir critérios mais rigorosos antes de efetuar o corte do fornecimento de água por atraso no pagamento. A Lei nº 6.140, de 10 de dezembro de 2018, estabelece que o usuário inadimplente deverá ser notificado com 30 dias de antecedência. Além disso, o aviso terá de ser recebido pessoalmente ou respondido por postal com aviso de recebimento.

Publicada na edição de anteontem do Diário Oficial do município, a medida também determina que a interrupção do fornecimento de água não poderá ser efetuada nos dias em que não houver expediente bancário normal. A concessionária alega que os procedimentos previstos na medida já estão contemplados no procedimento de trabalho da concessionária. “A Águas Guariroba preza pela transparência e cumpre a legislação vigente em todos os seus serviços”.

Atualmente, a suspensão dos serviços é realizada 30 dias após o vencimento da fatura de água. A empresa considera que a notificação de débito já realizada por meio da própria fatura de serviços, respeita os 30 dias de antecedência e configura notificação pessoal. Conforme a concessionária, o protocolo está previsto no Regulamento de Serviços (Decreto 12.071).

A nova lei, assinada pelo prefeito Marcos Trad, é proveniente de projeto aprovado pela Câmara Municipal no dia 8 de novembro de 2018. Na época, o vereador Antônio Cruz (PSDB) afirmou que ouviu diversas reclamações de moradores sobre a forma como é feito o corte de água atualmente. “Estamos ajudando várias famílias que muitas vezes têm a água suspensa por causa de um dia de atraso”, declarou. A empresa também diz que já realiza o corte apenas em dias de expediente bancário.

Os cortes não são realizados pela concessionária às sextas-feiras, sábados e domingos, bem como feriados e suas vésperas. A religação no cavalete custa R$ 36,05. “Vale destacar que a Águas Guariroba possui política de parcelamento e negociação de débitos em todos os seus canais de atendimento – inclusive por telefone e Whats-App”, informou a empresa.

TARIFA MÍNIMA

A sanção do prefeito Marcos Trad ocorreu dias após a concessionária ser autorizada pela Justiça a retomar a cobrança da tarifa mínima, no valor de R$ 75, de 150 mil imóveis que consomem até 10 metros cúbicos.
No fim do mês passado, o desembargador Marcos José de Brito Rodrigues aceitou recurso de apelação da empresa feito ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

No fim do ano passado, a prefeitura travou uma guerra judicial com a concessionária ao instituir decreto que reduzia pela metade o valor da tarifa mínima, que passou a corresponder ao consumo de 5 m³.

O desembargador concluiu então que* “a extinção gradativa da tarifa mínima de consumo, embora pudesse ser decretada unilateralmente e em um exato momento, só deveria ter validade ou produzir efeitos após o encerramento do estudo de equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, e não previamente, como no decreto”*.

Informações do site Correio do Estado

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...