28.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Condutor pode ser autuado mesmo sem abordagem do agente municipal de trânsito

25/09/2018 11h01
Por: Deyvid Santos

Em maio de 2018 o morador do bairro Bela Vista, João Batista Ruiz, recebeu uma multa de trânsito no cruzamento da Avenida Capitão Olinto Mancini com a Avenida Dr. Eloy Chaves. Segundo a infração, João estaria dirigindo falando ao celular. O morador, inconformado com a multa, recorreu alegando não estar falando ao celular enquanto dirige e que o agente de trânsito municipal não o abordou para verificar se realmente ele estaria com o aparelho em mãos.

“Como uso óculos, provavelmente eu devia estar o ajustando em meu rosto, já que não tenho costume de andar com o celular no carro”, alegou João.

O fato acontecido rendeu algumas dúvidas ao cidadão, que procurou a equipe da Caçula FM para questionar sobre a autuação sem abordagem por parte dos agentes municipais.

Afinal, os agentes municipais podem multar mesmo sem abordar o condutor?

E a resposta é SIM, os Agentes podem realizar esse tipo de multa sem abordagem. Segundo explica o Chefe do Gabinete de Treinamento do Comando de Policiamento de Trânsito e Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, Julyver Modesto de Araujo, com a publicação do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, em 2010, a abordagem do veículo infrator para elaboração da autuação, passou a ser obrigatória somente nos casos em que for indispensável para que o agente tenha a convicção de que a infração de trânsito realmente aconteceu.

“Nos casos em que for possível visualizar a infração de trânsito, com o veículo em movimento, deixa de ser obrigatória a sua abordagem, ainda que seja prevista alguma outra medida administrativa, a qual é considerada como um complemento da penalidade principal, que é a multa de trânsito”, explica.

“É a minha palavra contra a dele”, explica João. No Brasil, falar ao celular na direção é infração de trânsito, e consta no art. 252, parágrafo único do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é considerada infração gravíssima, são 7 pontos na sua CNH e multa no valor de R$ 293,47.

Foto: Arquivo / Caçula FM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

ALEMS celebrará Dia Estadual da Ordem Demolay na próxima sexta-feira (26)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará sessão solene em comemoração ao Dia Estadual da Ordem DeMolay, na próxima sexta-feira (26),...

Educação: Escola de Batayporã recebe emenda parlamentar de Kemp

Com quase 400 estudantes, a escola estadual Jan Antonin Bata, de Batayporã, foi beneficiada com emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS), no...

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

De acordo com o Ministério dos Transportes, além de garantir as condições adequadas de repouso para os profissionais, a medida busca ampliar a segurança e...