14/07/2017 17h29

Fezes de capivaras da Lagoa Maior será usado como adubo orgânico em jardins

 
Por: Valdecir Cremon
 
Fezes de capivaras serão transformadas em adubo orgânico para uso em jardins. (Foto: Valdecir Cremon) Fezes de capivaras serão transformadas em adubo orgânico para uso em jardins. (Foto: Valdecir Cremon)

Publicidade

O que por muitos anos foi incômodo e preocupação com contaminações deve se transformar em elemento útil para a natureza e, com a execução de um projeto inédito, contribuir com a limpeza do principal cartão postal de Três Lagoas: a Lagoa Maior.

Um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio pretende transformar fezes das dezenas de capivaras que habitam a lagoa em adubo orgânico.

A iniciativa foi revelada pelo secretário da pasta, Celso Yamaguti. "Vamos comprar um triturador, daqueles de moer pequenos galhos e vegetação, para acelerar a decomposição das fezes das capivaras. Depois, composto, os dejetos serão usados como esterco em canteiros de produção de mudas do Viveiro Municipal, praças e jardins da cidae.

Yamaguti disse que a ideia é unir o aproveitamento do material à limpeza da lagoa e desenvolver material orgânico "praticamente gratuito" para as atividades do viveiro. O secretário estima gasto de R$ 1,5 mil com o equipamento que a prefeitura pretende comprar. "A mão de obra é nossa", arrematou.

REPERCUSSÃO

O atleta de alta resistência, Alex Ortiz, disse que apoia a iniciativa. "É uma ideia muito feliz. Espero que dê certo, porque será bom para a limpeza da lagoa e o aproveitamento de um material orgânico hoje desprezado", disse.

Para o empresário Flávio de Oliveira Gobatto, a iniciativa tem tudo para dar certo. "Já vimos o uso de estrume de gado, galinhas e até suínos usados como adubo orgânico. De capivaras deve sim dar certo porque a alimentação delas é basicamente vegetal", apontou.

A estudante Natasha Carolina Rodrigues achou esquisito. "Eu nunca ouvi falar disso (risos). Mas, acho que vai ser bom sim. Vamos ver no que dá", resumiu.

Envie seu Comentário