21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Cocô de capivaras da Lagoa Maior vai virar esterco para jardins

14/07/2017 17h29

Fezes de capivaras da Lagoa Maior será usado como adubo orgânico em jardins

Por: Valdecir Cremon

O que por muitos anos foi incômodo e preocupação com contaminações deve se transformar em elemento útil para a natureza e, com a execução de um projeto inédito, contribuir com a limpeza do principal cartão postal de Três Lagoas: a Lagoa Maior.

Um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio pretende transformar fezes das dezenas de capivaras que habitam a lagoa em adubo orgânico.

A iniciativa foi revelada pelo secretário da pasta, Celso Yamaguti. “Vamos comprar um triturador, daqueles de moer pequenos galhos e vegetação, para acelerar a decomposição das fezes das capivaras. Depois, composto, os dejetos serão usados como esterco em canteiros de produção de mudas do Viveiro Municipal, praças e jardins da cidae.

Yamaguti disse que a ideia é unir o aproveitamento do material à limpeza da lagoa e desenvolver material orgânico “praticamente gratuito” para as atividades do viveiro. O secretário estima gasto de R$ 1,5 mil com o equipamento que a prefeitura pretende comprar. “A mão de obra é nossa”, arrematou.

REPERCUSSÃO

O atleta de alta resistência, Alex Ortiz, disse que apoia a iniciativa. “É uma ideia muito feliz. Espero que dê certo, porque será bom para a limpeza da lagoa e o aproveitamento de um material orgânico hoje desprezado”, disse.

Para o empresário Flávio de Oliveira Gobatto, a iniciativa tem tudo para dar certo. “Já vimos o uso de estrume de gado, galinhas e até suínos usados como adubo orgânico. De capivaras deve sim dar certo porque a alimentação delas é basicamente vegetal”, apontou.

A estudante Natasha Carolina Rodrigues achou esquisito. “Eu nunca ouvi falar disso (risos). Mas, acho que vai ser bom sim. Vamos ver no que dá”, resumiu.


Fezes de capivaras serão transformadas em adubo orgânico para uso em jardins. (Foto: Valdecir Cremon)


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...