22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Casos de Zika crescem 193% em relação ao ano passado

Febre do vírus é transmitida, principalmente, pelos mosquitos Ae. aegypti e Ae. Albopictus

01/10/2018 08h42
Por: Deyvid Santos

O último boletim epidemiológico da zika divulgado pela SES (Secretária Estadual de Saúde) apontou que de janeiro a setembro, Mato Grosso do Sul notificou 202 casos da doença e confirmou 44. O número de resultados positivos é 193% maior, que o mesmo período em 2017, quando 413 casos haviam sido comunicados e 15 confirmados, sendo uma gestante.

A reportagem comparou o levantamento de casos divulgados na 38ª semana de 2018, com o mesmo período de 2017.

A Febre do vírus zika é uma doença causada por um vírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae, transmitida, principalmente, pelos mosquitos Ae. aegypti e Ae. albopictus.

A circulação do vírus no Brasil foi confirmada laboratorialmente em abril de 2015, em amostras de pacientes do município de Camaçari, Bahia.

No entanto, após 18 meses do primeiro caso no país, o Ministério da Saúde declarou em maio de 2017, o fim da ESPIN (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional) em decorrência do vírus Zika vírus e sua associação com a microcefalia e outras alterações neurológicas. Na época, em Mato Grosso do Sul, foram confirmados 343 casos, sendo o primeiro em janeiro de 2016.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Riedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em infraestrutura e logística

GOVERNO MS - O governador Eduardo Riedel formalizou junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes,...

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam no sábado no Madrugadão

PREFEITURA TRÊS LAGOAS - No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos...

Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS

No ano, dengue fez seis vítimas no Estado, sendo três delas crianças.