24.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Cartaz polêmico pede que maconheiros não sejam denunciados

Aparentemente, a ideia é levantar a necessidade de debater a liberação do uso.

21/07/2018 09h10
Por: Laís Eger Penha / Por Campo Grande News

Ninguém sabe quando o cartaz amanheceu na avenida Fernando Corrêa da Costa, na capital Campo Grande (MS), mas o papel colado em um poste diz para ninguém denunciar uma plantação de maconha. Aparentemente, a ideia é levantar a necessidade de debater a liberação do uso. Em local estratégico, no aspecto de visibilidade, a iniciativa não gerou simpatia em quem passa pelo poste e vê a maconha como problema.

A mensagem diz que a erva é uma aliada no uso medicinal e quem cultiva não financia o narcotráfico, muito a menos a insegurança. Estes também são pontos que abrem caminho para o debate sobre a descriminalização da droga no Brasil. Já quem vai contra diz que a maconha é a porta de entrada para o consumo de outras drogas mais nocivas e que a liberação não diminuirá o poder do narcotráfico, nem o da dependência.

Os depoimentos abaixo são de pessoas que viram o recado pela primeira vez, na tarde de ontem, 20 de julho, e ilustram bem a polêmica que há entre quem é a favor ou contra a legalização.

De acordo com o ambulante Ed Wilson, de 42 anos, “isso é um assunto muito complexo e maconha é melhor do que o álcool”, afirma.

Ele faz parte da minoria que, ao ler o recado naquela tarde, não acha ruim a liberação da cannabis. “Não sou contra, tem guri que usa ela como remédio e faz bem”, justifica.

Ed elogia a coragem de quem espalhou o recado e acredita, que apesar da oposição, o que vale é a resistência de quem insiste em propor um debate. “Isso aqui faz o cara pensar ou, pelo menos, põe a questão na sua cabeça. Porque se você não discutir, os assuntos ficam em branco como sempre”.

Mas ele acredita que o que falta é entendimento sobre a realidade de quem usa. “As pessoas ainda abominam, principalmente, porque é forte na periferia e o pobre é taxado como o que não presta. Enquanto os burgueses fumam escondidinho no carro e ninguém fala nada. É a sociedade impõe isso, aliás ela impõe o que a gente deve comer e beber, enquanto a maconha está no dia a dia de todo mundo”.

Na visão dele, quando a sociedade proíbe a droga, abre portas para o descontrole. “Deveria legalizar para ter uma acompanhamento, mostrar para as pessoas quais são os benefícios e malefícios do uso. Só assim a gente consegue controlar, proibir não é a solução”, acredita.

Na mesma hora o gerente Erivan Lacerda Lemos, de 54 anos, nota o recado e fica surpreso. “Achei que era até propaganda de limpeza”, diz. Ao refletir por alguns segundos, ele discorda. “Isso aí é muito polêmico. No meu pensamento, legalizar não é viável para a nova geração”.

Ele diz que o filho de 11 anos é a maior preocupação quando pensa no uso liberado. “Sobre financiar e liberar, sou contra. Acho que o assunto apenas tem que estar na grade escolar para conscientizar nossas crianças como não ir para o caminho errado das drogas”.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

O assunto também preocupa quem vive o dilema da dependência química dentro de casa, diz o vendedor Ricardo Aquino de Araújo, de 44 anos, que trabalha na região. “A maconha pode ser a entrada para várias outras drogas. Eu tenho um irmão viciado em casa que, se descuidar, ele leva todas as coisas da minha mãe embora. É algo difícil”, conta.

A situação do irmão é uma dentre muitas em Campo Grande, cidade com acesso facilitado às drogas, que faz Ricardo desacreditar sobre os efeitos reais da legalização. Para ele, só prevenção e cuidado poderia reverter o caos da família. “Acho que a Prefeitura tinha que oferecer clínicas em que o cara é obrigado a ficar lá (para se recuperar). Nós já tentamos internar meu irmão e nunca conseguimos. Sou contra a liberação para plantar em casa, porque querendo ou não, ela é uma droga e afeta qualquer pessoa”, afirma.

Com bom humor o jardineiro Valdir Souza Nascimento, de 38 anos, também se diz a favor e ainda vê vantagem na legalização. “Eu acho que tinha que liberar para acabar com essas brigas. Assim cada um planta e usa como acha melhor. Se liberar, é mais um jardim pra eu cuidar”, brinca.

“Isso é maconha?”, questiona o aposentado Valdivino Ferreira, de 71 anos. “Parece maconha mesmo, mas eu não sou plantador, viu”, justifica ao reconhecer a planta. Apesar de ir contra o recado, ele acredita que a legalização não cabe no julgamento de todo mundo. “Eu acho que não tem que legalizar, mas se isso acontecer não sou eu que posso segurar. Planta e fuma quem quer”.

De passagem pela cidade, o trabalhador rural Bruno Nunes Teixeira estranha o recado. “Olha eu sou da fazenda e o povo de lá é mais enjoado com isso”, diz. Nem contra e nem a favor, ele só revela que “não denunciaria” porque já ouviu falar de um lado positivo. “Tem gente que usa como medicamento, quem sabe pode até ajudar”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Farmácia Popular: veja se seu CPF foi usado por golpistas

Ao comprar um medicamento pelo "Programa Farmácia Popular", você já ouviu a frase:"- Seus dados já estão cadastrados". Após a recente revelação de uma...

Conheça o projeto que encaminha alunos da APAE para o mercado de trabalho

Nesta quarta-feira (17), o Programa ‘Hora da Notícia’ apresentado por Fábio Campos, foi palco para debates a respeito da ‘Sala de Qualificação’, um projeto...

Senador celebra aprovação da PEC sobre drogas

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) afirmou em pronunciamento nesta quarta-feira (17) que a aprovação da PEC sobre drogas (PEC 45/2023) no Senado consiste em...