26.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Campo Grande era local de armazenamento de carga milionária

02/03/2015 – Atualizado em 02/03/2015

Campo Grande era local de armazenamento de carga milionária furtada no Rio de Janeiro

Das seis carretas de equipamentos furtados, pelo menos três estavam no Jardim Itamaracá

Por: Midia Max

Um galpão no Jardim Itamaracá, região leste de Campo Grande, foi locado para guardar o equipamento que foi furtado na Favela de Vigário Geral, no Rio de Janeiro. A carga avaliada em R$ 24,3 milhões foi levada por seis caminhões no dia 1º de fevereiro deste ano. Um deles foi recuperado em Minas Gerais e pelo menos três estavam em Mato Grosso do Sul. Os demais materiais ainda não foram localizados.

Denominada de Operação Projeção, a Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) iniciou as investigações no dia 15 de fevereiro de forma independente, após denúncias de uma movimentação estranha na região. Com isso, foi descoberta a carga que é empresa Quanta DGT Cinema e seriam distribuídas para mil cinemas do país.

No total a mercadoria é avaliada em U$ 9 milhões e foi toda importada, sendo 121 projetores da Bélgica e os servidores e outros acessórios dos Estados Unidos. Ela dispõem de tecnologia 3D e 4D e necessitam de uma chave de acesso, que trata-se de uma senha provisória, que é atualizada após um certo tempo.

“A ação destes criminosos em levar algo tão meticuloso, mostra que eles são especializados em crimes organizados, pois eles precisariam de meios para que os aparelhos funcionassem”, explica a titular da Deco, Ana Claudia Medina, que está à frente das investigações.

A delegada conta que o proprietário do galpão não sabia o que seria guardado no local, apenas fez um contrato simples de locação. “Ele já prestou depoimento e foi descartado como participante da quadrilha, mas mandados de prisão já foi pedidos”, diz Medina que se limita em dizer o número de envolvidos.

Ela acredita que os equipamentos ficariam por aqui até “a poeira baixar” e só depois seriam levados ao destino final. Policiais civis e peritos criminais estiveram no galpão para fazerem o trabalho de levantamento de dados. As caixas contendo os aparelhos que pesam de 90 a 150 quilos estão sendo apreendidas.

“Aqui há pelo menos R$ 5 milhões em mercadorias. Testemunhas contaram que viram ao menos três caminhões fazendo a descarga”, afirma a delegada e completa que, “acredito que os demais equipamentos devam estar em outro estado, já que houve também apreensão em Minas Gerais”. A titular da Deco disse que o proprietário da carga já foi avisado sobre a recuperação e deve vir a Campo Grande para fazer a retirada.

Equipamentos que estavam em cinco dos seis caminhões da quadrilha foram recuperados (Foto: Diogo Gonçalves)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados em cartórios...

Remédios devem ficar 4,5% mais caros a partir de abril

O preço dos remédios deve ficar 4,5% mais caros a partir de abril. O reajuste anual dos medicamentos deve repor a inflação, segundo estimativa...