19.5 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

BRF recolhe carne após detectar frango contaminado por salmonella em MS

Lotes contaminados com a bactéria foram produzidos em outubro e novembro do ano passado na unidade de Dourados.

13/02/2019 10h38
Por: Gabriele Benati

Lotes de carne de frango contaminados com a bactéria Salmonella enteritidis saíram da unidade da empresa brasileira de alimentos BRF em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

A contaminação levou a empresa, dona das marcas Sadia e Perdigão, a anunciar nesta quarta-feira (13) o recolhimento de 164,7 toneladas de carne de frango in natura destinadas ao mercado doméstico, e de outras 299,6 toneladas que seriam vendidas para outros países. As informações são da Agência Brasil.

A informação sobre a contaminação pela bactéria foi feita em comunicado ao mercado. Segundo a BRF, estão sendo recolhidos do mercado nacional coxas e sobrecoxas sem osso, meio peito sem osso e sem pele (em embalagens de 15 kg), filezinhos de frango (embalagem de 1 kg), filé de peito (embalagem de 2 kg) e coração (embalagem de 1 kg).

A BRF informou que os lotes com suspeita de contaminação foram produzidos nos dias 30 de outubro de 2018 e entre 5 e 12 de novembro de 2018 na unidade de Dourados.

Os lotes receberam o carimbo de inspeção do SIF (Serviço de Inspeção Federal), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o comunicado da empresa, o recolhimento dos lotes produzidos em Mato Grosso do Sul é por precaução. A medida foi comunicada ao Ministério da Agricultura e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A BRF diz que já iniciou o inventário e recolhimento dos produtos em rota ou com os clientes no mercado interno e externo. Também destacou um grupo de especialistas para investigar a origem do problema e adotar medidas para que a contaminação não volte a ocorrer.

Produção mantida

A empresa informou que a produção da fábrica de Dourados está mantida, mas “sob um processo rigoroso de manutenção e liberação dos produtos”. O segundo a BRF, a ocorrência foi pontual e não se repetirá.

Conhecida por causar infecção gastrointestinal, a Salmonella enteritidis não resiste ao tratamento com calor, segundo explicou a BRF, ou seja é eliminada quando os alimentos são cozidos, fritos ou assados.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Entretanto, se os alimentos não forem devidamente preparados, a bactéria pode causar infecção, provocando dores abdominais, diarreia, febre e vômito.

Informações Site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.