20.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Arbitragem pode decidir venda da Eldorado para a Paper Excellence

Devido as baixas chances de se realizar um acordo nos próximos dias, o cenário mais provável para resolver esta disputa seria a abertura de uma arbitragem

31/08/2018 09h34
Por: Deyvid Santos

A empresa Paper Excellence ajuizou uma ação em uma das varas empresariais de São Paulo contra a empresa J&F pedindo uma liminar para concluir a compra da fabricante de celulose Eldorado até a próxima segunda-feira (03), quando expira o contrato assinado entre as duas partes.

Devido as baixas chances de se realizar um acordo nos próximos dias, o cenário mais provável para resolver esta disputa seria a abertura de uma arbitragem. As empresas também poderão acionar medidas judiciais.

Pelo contrato, a Paper Excellence tem até a segunda-feira para comprar o controle da Eldorado Brasil pelo valor que já havia sido determinado em setembro do ano passado. Entretanto, existem poucos indícios de que as partes entrarão em um acordo dentro desse prazo.

Pelas regras estabelecidas no contrato, a Paper Excellence teria esse tempo para levantar o financiamento bancário necessário para comprar o restante da empresa, renegociando a dívida com os bancos e liberando as garantias oferecidas pelos Batista antes da conclusão do negócio.

O principal ponto que causou o desentendimento quanto ao preço acertado é o da valorização da Eldorado nos últimos 12 meses. Quando o contrato foi assinado, projeções indicavam o valor de R$ 2 bilhões, mas o cenário favorável em 2018 leva a crer que o valor ficará em torno de R$ 3 bilhões.

Segundo informações do site Valor, possivelmente a J&F estaria criando dificuldades para, após passado o prazo do contrato, reabrir as negociações com a própria Paper Excellence, com valores melhores.

A J&F alega que a Paper Excellence não cumpriu determinadas condições preestabelecidas para a compra do controle econômico da Eldorado.

Procurada, a J&F não comentou o assunto. A Paper Excellence, por sua vez, disse que vem cumprindo todas as cláusulas estipuladas no contrato e reitera que está pronta para realizar o fechamento da operação.

A decisão da Justiça sobre a liminar solicitada pela Paper Excellence é aguardada para os próximos dias. A empresa optou neste momento pela Justiça comum, porque a instalação de um tribunal arbitral privado pode levar até quatro meses. É provável, no entanto, que o processo seja substituído pela arbitragem se nada for resolvido até a próxima segunda-feira.

Informações do site Valor Econômico

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...