16.9 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Ao contrário dos grandes centros, Três Lagoas não possui Centro de Informações ao Turista

23/04/2014 – Atualizado em 23/04/2014

O fator relacionado ao Turismo em Três Lagoas não foi mostrado em uma matéria publicada recentemente pela revista VEJA que colocou a cidade como a 3º melhor cidade do Brasil para se viver

Por: Da Redação/MC

O prédio em que funcionava o Centro de Atendimento ao Turista em Três Lagoas está em situação lastimável. O abandono é facilmente notado por todos que passam em frente ao monumento, localizado em plena área central da cidade, na linha férrea entre as avenidas Filinto Müller e Clodoaldo Garcia.

Há anos, o local funcionava como abrigo – guarita – de vigilante da antiga ferrovia NOB que comunicava a vinda de máquinas e fechava uma cancela durante a passagem das locomotivas para se evitar acidentes.

Mas com o passar dos anos, a administração pública reestruturou o espaço e montou um centro de atendimento aos turistas. Apesar da reforma, tudo indica e leva a crer que os governantes da época “jogaram dinheiro fora” para montar o ponto de atendimento, que funcionou por poucos meses.

TURISTA SEM INFORMAÇÃO

Conforme a revista VEJA, Três Lagoas é a 3º melhor cidade do Brasil para se viver. Com mais de 110 mil habitantes, o município também é a 3º colocada em número de habitantes em Mato Grosso do Sul.

Apelidada de “Capital ou Rainha da Celulose”, a cidade não possui placas de sinalização nas entradas – rotatórias – que indicam um ponto exato para o turista ou visitante buscar informações sobre Três Lagoas ou outras referencias.

CONTATO NA PREFEITURA DE TRÊS LAGOAS

A Rádio Caçula telefonou na manhã desta quarta-feira (23) para o setor responsável pelo turismo em Três Lagoas. Em contato pelo responsável pela pasta, o Secretário Municipal, Luciano Dutra informou que o turista que chegar à cidade deve procurar informações no departamento, situado na Rua João Carrato, ao lado da Praça Senador Ramez Tebet, no Centro, entre os horários das 07h às 13h.

“Uma equipe estará de viajem nos próximos dias para obter informações sobre turismo e o mais breve possível passaremos informações sobre a implantação deste tipo de serviço”, explicou o secretário.

Em relação ao antigo Centro de Atendimento ao Turista citado na reportagem, a Rádio Caçula foi informada pela secretaria que o ponto foi desativado há anos, devido a pouca procura e sua localização não ser estratégica, ou seja, por não estar em uma das entradas da cidade para facilitar o acesso do turista.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Enquanto um novo espaço não é criado, o ponto do antigo Centro de Informações ao Turismo serve de abrigo para andarilhos e usuários de drogas.

EXEMPLO DOS GRANDES CENTROS

Nos grandes centros do País, os administradores se preocupam com a economia local e dão todo o suporte necessário ao turista que busca estadia a trabalho ou lazer no município. Exemplo disto é a cidade de Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

Na entrada da cidade, existe um portal de entrada para atendimentos exclusivos ao visitante.

O Portal é um centro de recepção para os visitantes da cidade. Sua arquitetura de estilo alpino lhe confere um charme todo especial, sendo um verdadeiro cartão de visitas da cidade. Ele está situado bem na entrada de Campos do Jordão para quem chega pela via de acesso principal, a estrada SP-123.

Fruto da parceria com a iniciativa privada, o Portal foi totalmente reformado, possuindo agora sanitários com capacidade de atendimento a deficientes físicos, um fraldário e um eficiente centro de atendimento ao turista com informações sobre hotéis, restaurantes, compras, atrações turísticas e as atrações e eventos de Campos do Jordão.

O espaço do Portal, especialmente o seu segundo piso, é utilizado para abrigar exposições de produtos e serviços de empresas da cidade e do Cone Leste Paulista.

Da esquerda para direita está o ponto de atendimento ao turista de Três Lagoas e Campos do Jordão

Entrada de Campos do Jordão

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.