19.5 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Agropecuária coloca em risco de extinção mais de mil espécies de plantas do Cerrado

14/10/2018 10h43
Por: Deyvid Santos

O Cerrado, um dos biomas mais importantes do mundo, que ocupa a maior parcela do território de Mato Grosso do Sul, corre o risco de perder 1140 espécies de plantas até 2050, pelas atividades agropecuárias. É o que alerta um estudo publicado pela revista “Nature Ecology & Evolution”, divulgado hoje pelo jornal O Globo.

Bernardo Strassburg é o principal responsável pela pesquisa e diretor do Instituto Internacional para a Sustentabilidade. O autor afirma que ainda que o desmatamento fosse paralisado hoje, o bioma perderia 657 espécies de plantas em função dos 46% que já foram desmatados.

“Falamos de perda de biodiversidade, de segurança hídrica e climática. Um hectare desmatado de Cerrado tem mais impacto hoje do que um hectare desmatado na Amazônia. Não se trata de impedir a produção agrícola. Ao contrário, ela tem condições de aumentar sem precisar desmatar mais”, comentou.

Conforme explicou ao jornal, em áreas degradadas pela pecuária há 76 milhões de hectares. O autor do estudo critica a agressividade da pecuária extensiva, que ocupa mais territórios. Segundo Strssburg, a pecuária coloca um boi em cada hectare, onde deveriam ficar três animais.

Segundo o jornal, o cerrado é considerado a savana de maior biodiversidade do mundo, com cerca de 13 mil espécies de plantas, e 40% delas das quais só existem no cerrado. É que comentou ao jornal, o diretor da FBDS (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável), Fabio Scarano.

Desmatamento diminuiu em MS

Em Mato Grosso do Sul, um dos Estados contemplados pelo bioma, o desmatamento diminuiu. É o que mostram dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que afirma que a retirada de vegetação diminuiu 15% entre 2016 e 2017. Em 2016 foram 336,8 quilômetros desmatados. Em 2017 esse número cai para 285,7.

O cerrado está presente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás e cobre cerca de 197 milhões de hectares do território brasileiro, segundo bioma mais produtivo do país.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.