26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

31% dos professores do ensino infantil não atuam em sua área de formação

A informação consta em dados do Censo Escolar divulgados nessa quinta-feira (26) pelo Inep.

27/07/2018 12h32
Por: Laís Eger Penha / Por Campo Grande News

Em Mato Grosso do Sul, 31% dos professores do ensino infantil lecionam em disciplinas fora da área de formação e 12,4% sequer terminaram a faculdade. A informação consta em dados do Censo Escolar divulgados nessa quinta-feira (26) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

No ensino médio, 22% dos educadores estão fora da área de formação e apenas 4,7% não têm curso superior.

Com relação às séries iniciais do ensino fundamental, 9% dos professores não lecionam nas disciplinas para as quais se formaram e 10,5% não concluíram a licenciatura. No caso dos educadores do 6º ao 9º ano, 18% trabalham em áreas diferentes e 6,3% não têm cursosuperior.

A maioria dos professores que ensinam fora da área de formação trabalham com turmas de educação infantil (31,8%). No ensino médio, essa situação afeta 22,1% do quadro sul-mato-grossense.

Nos estabelecimentos particulares, 30% dos responsáveis pelas turmas de ensino infantil não se formaram na área e 23,9% não terminaram a graduação. No ensino médio, o percentual de distorção é de 22%, enquanto apenas 7,5% não tem curso superior.

O percentual de docentes com curso superior no Brasil é de 93,8% no ensino médio e de 82,1% no ensino fundamental, em 2017. A rede pública apresenta maior percentual de docentes com curso superior em relação à rede privada nas duas etapas de ensino.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atletas de Três Lagoas conquistaram 14 medalhas e vaga para representar o Estado em outras competições

atletas das academias Barão Jiu-jitsu e Tatu Fight Team, que possui parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

SMS promove terceira reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti

Na quarta-feira, 27 de março, o Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de Três Lagoas realizou mais uma reunião, promovida pela...

Traficante é presa pela 1°DP após desmanche de esquema de venda de drogas

Suspeita foi detida enquanto chegava em sua residência com várias porções de cocaína, destinadas à venda.