26.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril, 2024

Temer decide nomear deputado Carlos Marun para ministro da Secretaria de Governo

22/11/2017 16h00

Integrante da ‘tropa de choque’ do presidente e aliado de Cunha, peemedebista assumirá vaga de Antonio Imbassahy na articulação política

Por: G1/MS

Pressionado pelo “Centrão” e pelo PMDB para mudar o articulador político do Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer decidiu nesta quarta-feira (22) nomear o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) para ministro da Secretaria de Governo em substituição ao tucano Antônio Imbassahy (BA).

Deputado federal de primeiro mandato, Marun é um dos mais ferrenhos integrantes da “tropa de choque” do presidente da República e aliado do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Para assumir como ministro, o peemedebista se comprometeu com Temer a não disputar a reeleição para deputado federal no ano que vem.

Carlos Marun é gaúcho, mas fez carreira política no Mato Grosso do Sul. Foi vereador em Campo Grande, deputado estadual e secretário de Habitação e Cidades.

A mudança de última hora na articulação política do governo fez com que o Planalto adiasse em uma hora e meia a cerimônia de posse do novo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que estava programada para as 15h30. Para aproveitar a solenidade e dar posse simultaneamente a Baldy e Marun, o cerimonial do palácio transferiu a cerimônia para as 17h.

A saída de Imbassahy da pasta responsável pela articulação política do governo é mais um movimento do tabuleiro político de Temer para tentar aprovar a reforma da Previdência Social.

Deputados do PMDB e do “Centrão” exigiam a demissão do ministro tucano para ajudar o governo a aprovar as mudanças nas regras previdenciárias. Ao longo da semana, cogitou-se dentro do Planalto que o tucano poderia ser deslocado para outra pasta, como a dos Direitos Humanos, atualmente comandada por outra indicada do PSDB, a ministra Luislinda Valois.

Jantar com aliados

Na ofensiva política para tentar aprovar a reforma da Previdência, além de fazer mudanças pontuais em seu primeiro escalão, o presidente da República oferecerá nesta quarta-feira um jantar a integrantes da base aliada para tentar convencer os deputados a aprovarem a proposta ainda neste ano.

Carlos Marun assumirá a Secretaria de Governo em solenidade no Planalto nesta quarta-feira (22) (Foto: Agência Brasil)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em ato heróico, policiais ajudam a acabar com incêndio em Ivinhema

Equipe foi acionada pelo monitor da escola, onde encontraram o fogo já em grandes proporções.

Homem é detido após tentar entrar em ônibus alcoolizado, sem camisa e sem pagar passagem

Mesmo após ser orientado à ir para o Centro POP, causou transtorno à quem estava pela região, sendo preso.

Motociclista tem escoriações após carro invadir preferencial e causar colisão

Vítima foi socorrida à Unidade de Saúde pelo SAMU. Já a motorista do automóvel permaneceu no local e prestou todo o auxílio necessário. Por volta...