32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Suspensas há três anos, cirurgias de ouvidos podem beneficiar 600

13/09/2014 – Atualizado em 13/09/2014

Por: C.G.News

Cirurgias paradas desde 2011 e 600 pessoas amargando na fila, correndo risco até de ficarem surdas. Com base nesse cenário, o MPE (Ministério Público Estadual) pede na justiça a realização de todas as cirurgias otológicas ( de ouvido) da demanda reprimida no prazo de 30 dias. O tempo deverá ser contado a partir da avaliação pré-operatória e risco cirúrgico do paciente. O processo é contra a Prefeitura de Campo Grande e o Estado.

De acordo com a promotora Paula Volpe, o convênio com a Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais) para a realização das cirurgias não foi renovado desde 2011. “Por isso a fila se formou”, diz. Durante o procedimento antes do processo, o MPE questionou as secretarias municipal e estadual de Saúde.

“Falaram que vão comprar microscópio, estão em tratativa, mas sem justificativa concreta”, explica. A ação também é contra o governo porque a fundação, com sede na Capital, atende pacientes do interior.

Segundo a coordenadora administrativa da Funcraf, Carla Pacheco Salvego, a lista de espera por cirurgias já chegou a ter mais de 900 pessoas. “Alguns fizeram particular, alguns, mais idosos, infelizmente, faleceram”, afirma.

A parceria com a Sesau vigorou entre 2009 e 2011. No período, 400 cirurgias foram realizadas na Santa Casa. “Disponibilizávamos os nossos otorrinos. Depois que o convênio acabou, nenhum lugar faz pelo SUS. Só consegue quem entra na justiça”, salienta a coordenadora.

Conforme Carla Salvego, a secretaria de Saúde montou uma equipe para as fazer as cirurgias no hospital São Julião. Trinta pacientes foram para triagem, mas nenhum passou pelo procedimento cirúrgico.

A ação civil publica foi proposta pelas 32ª e 49ª Promotorias de Justiça na última semana. O juiz determinou que as secretarias de saúde prestem informações antes de decidir o pedido de liminar.

Em caso de deferimento, a ação propõe bloqueio das contas dos requeridos, no exato valor da intervenção cirúrgica e do tratamento completo, na hipótese de descumprimento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...