18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Simone Tebet pergunta o que a presidente faria para alterar atual quadro do País, caso retorne ao cargo

29/08/2016 – Atualizado em 29/08/2016

Simone Tebet perguntou o que a presidente faria para alterar atual quadro do País, caso retorne ao cargo

“Nós não inventamos a crise”, responde Dilma a senadora de MS

Por: C.G.News

“Nós não inventamos a crise, ela já vinha por aí”, respondeu a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) ao questionamento da senadora Simone Tebet (PMDB/MS). Nesta segunda-feira (29), a petista é interrogada pelos parlamentares no Senado e esta é a primeira vez que ela se defende pessoalmente no processo de impeachment.

O discurso da senadora sul-mato-grossense foi voltado ao motivo que levou ao afastamento da presidente. “Constatei que estes fatos, tanto os decretos, quanto as pedaladas, não foram atos isolados, e, sim, consequência do descontrole da responsabilidade fiscal, para ocultar a real situação financeira do País”.

À presidente, a parlamentar perguntou o que faria diferente na política fiscal, se pudesse voltar no tempo, ou, o que poderá fazer, caso retorne ao cargo, para recuperar o equilíbrio das contas públicas, “cobrir o rombo” e reconquistar a confiança.

Ao responder, Dilma afirmou que a crise não começou em seu governo. “Acontece que nós seguramos o impacto dela”, disse. Ela se referiu a 2009, quando outros “países desenvolvidos” passavam por crise. “E o governo Lula adota políticas anti cíclicas para evitar que os efeitos chegassem a nós, mas a crise continuava lá fora e forte”.

Já no Brasil, os problemas começam a se acentuar a partir de outubro de 2014, afirma. “Com a saída dos americanos da política de expansão de crédito, estremecimento geral em todas as moedas do mundo. Também houve uma das maiores crises energéticas, na sequeência”, resume.

Por fim, afirma que dizer que a crise fiscal no País aconteceu por conta dos três decretos é “inverter completamente”. “Não sei em que mundo estaríamos se a crise que vivemos fosse devido a isso”.

A respeito dos decretos de suplementação sem autorização do Senado, a presidente argumentou que existe legislação que permite a abertura “desde que sejam compatíveis com a obtenção do resultado primário”. “É absolutamente regulado por lei”.

Nesta segunda, a presidente se defende no processo de afastamento e responde aos questionamentos dos parlamentares. Esta é a primeira vez que Dilma se pronuncia pessoalmente, já na condição de afastada.

O julgamento final deve ocorrer ainda nesta semana, até quarta-feira (31). Ainda nesta manhã, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) questionará Dilma Rousseff.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.