19.5 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Senado aprova lei sobre tributos de lucros

18/04/2014 – Atualizado em 18/04/2014

Por: Folha Press

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (15) a nova legislação sobre tributos de lucros de multinacionais brasileiras no exterior. As novas regras fazem parte da Medida Provisória 627, editada pelo governo no ano passado e transformada agora em lei. Não houve alterações no texto encaminhado pelos deputados no dia 2 de abril. Qualquer modificação de conteúdo obrigaria a MP a voltar à Câmara para nova votação. Se isso ocorresse, ela acabaria perdendo a validade, já que o prazo limite para conversão em lei era o dia 21 de abril. Entre as mudanças trazidas pela nova lei, estão a possibilidade de pagamento do imposto devido em até oito anos e a permissão para a consolidação dos resultados obtidos em diferentes subsidiárias.
Ficou mantida, contudo, a alíquota total de 34% de impostos sobre o lucro obtido no exterior, uma das mais altas do mundo.

Refis

O texto prevê ainda a reabertura do Refis, o programa de parcelamento de dívidas do governo, e altera as regras de contabilidade das empresas ao colocar fim ao chamado Regime Tributário de Transição, o RTT, vigente desde 2008. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da MP no Congresso, afirmou que, por conta da dificuldade de prazo, não houve debate com o governo sobre as emendas feitas ao texto na Câmara. Elas foram mantidas pelo Senado, mas ele alertou que podem ser vetadas pela presidente Dilma Rousseff.

Entre elas, está a ampliação do alcance do Refis, que passará a considerar dívidas vencidas até junho do ano passado. Antes, o programa previa débitos acumulados somente até 2008.
Os deputados também modificaram as condições para seguradoras, bancos e das multinacionais, que passaram a poder incluir dívidas até dezembro de 2013. Antes, podiam apenas débitos até dezembro de 2012. Nesse caso, no entanto, o governo já havia sinalizado acordo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confira a agenda esportiva de Três Lagoas para este final de semana

COPA MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR Neste fim de semana, nos dias 20 e 21 de abril, (sábado e domingo), seis jogos serão disputados pela 2ª...

Três Lagoas fatura 08 medalhas na 1ª etapa dos Jogos da Melhor Idade de MS 2024

A delegação de Três Lagoas, composta por 26 atletas, representou o município na primeira etapa dos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do...

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.