20.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Retotalização de votos altera eleitos para a Câmara de Presidente Prudente

28/10/2016 – Atualizado em 28/10/2016

Valmir da Silva Pinto (PR) e Eduardo Oliveira (PV) perderam as cadeiras. Elza Pereira (PTB) e Rogério Galindo (PSDB) ganharam os cargos.

Por: Marcio Ribeiro com G1

A retotalização de votos realizada na tarde desta sexta-feira (28) pela Justiça Eleitoral alterou a composição da Câmara Municipal de Presidente Prudente para a legislatura de 2017 e 2020 em duas cadeiras de vereadores. Saíram Valmir da Silva Pinto (PR) e Eduardo César da Silva Oliveira (PV) e entraram Elza Alves Pereira e Pereira (PTB) e Rogério Rufino Galindo Campos (PSDB).

A retotalização, que teve o acompanhamento de representantes de partidos políticos, foi necessária após o deferimento da candidatura de Walmy Geraldo de Almeida (PPS) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP). Ele teve 425 votos.

Os outros 11 eleitos para o mandato de 2017 a 2020 não sofreram alterações. São eles: Izaque José da Silva (PSDB), Ênio Luiz Tenório Perrone (PSD), Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), Demerson Dias (PSB), Ivan Júnior Lima Barboza (PTB), Mauro Marques das Neves (PSDB), Marcelo Trovani (PSB), Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB), José Geraldo de Souza (PSD), Adão Batista da Silva (PSB) e William César Leite (PPS).

A petebista Elza Alves Pereira e Pereira, que já ocupa atualmente o cargo de vereadora, obteve 1.256 votos nas eleições municipais deste ano, o equivalente a 1,15% dos válidos. Já o tucano Rogério Rufino Galindo Campos, que contou com 1.242 votos (1,13%), cumprirá o seu primeiro mandato no Poder Legislativo.

Entre os que perderam o direito de iniciar a nova legislatura devido à retotalização, Valmir da Silva Pinto, que também já ocupa atualmente uma cadeira na Câmara, teve 1.358 votos, enquanto Eduardo César da Silva Oliveira, que seguiria para o primeiro mandato no cargo, somou 1.327.

Com a retotalização realizada nesta sexta-feira (28), no Cartório da 101ª Zona Eleitoral, no Bairro do Bosque, Presidente Prudente passou a ter 109.478 votos válidos nas eleições municipais deste ano para vereador, o equivalente a 86,55% do comparecimento de 126.492 eleitores às urnas no dia 2 de outubro. Foram 102.401 votos nominais para os candidatos e outros 7.077 para as legendas dos partidos.

Ainda houve na cidade 7.759 votos em branco (6,13% do comparecimento) e 9.255 nulos (7,32%).

As 42.796 abstenções corresponderam a 25,28% dos eleitores aptos a votar em Presidente Prudente, enquanto o comparecimento representou um índice de 74,72%.

Novas retotalizações

Conforme o juiz da 101ª Zona Eleitoral, Paulo Gimenes Alonso, novas retotalizações de votos poderão ocorrer em Presidente Prudente. “Ainda existem três candidatos que disputaram uma vaga na Câmara Municipal com recursos em andamento no TRE [Tribunal Regional Eleitoral]. Caso o resultado desses processos seja deferido, os votos serão validados e uma nova retotalização será realizada”, explicou o magistrado.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

De acordo com o juiz, não existe um prazo para que esses recursos sejam julgados pelo tribunal, em São Paulo (SP). “Se os resultados não forem proferidos neste ano, em 2017 também poderemos fazer novas retotalizações, mesmo com a nova legislatura em andamento. Adotaremos os procedimentos necessários conforme a situação que poderá ser apresentada pelo TRE”, afirmou Alonso.

Segundo o magistrado, o novo resultado da eleição para vereador em Presidente Prudente pode ser considerado definitivo “até o momento”. Caso outros candidatos tenham os votos validados pelo tribunal, poderão ocorrer novas mudanças no pleito.

Câmara Municipal de Presidente Prudente (Foto: Arquivo/G1)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...