24 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Reintegração de posse em fazenda termina com 5 presos

28/08/2014 – Atualizado em 28/08/2014

Reintegração de posse em fazenda termina com cinco presos e confusão em delegacia

Propriedade reivindicada por índios é também alvo de briga judicial entre os herdeiros

Por: DD

Três homens (um deles indígena) presos, dois adolescentes apreendidos, além da apreensão de arma, munição, 600 gramas de maconha e uma motocicleta provavelmente roubada. Este foi o saldo da reintegração de posse da Fazenda Água Clara, na região de Sidrolândia. A reintegração de posse não tem relação com o conflito indígena, diz respeito à disputa judicial entre os herdeiros da propriedade que pretendem assumir a função de inventariante já que o dono da fazenda, Afrânio Pereira Martins, já faleceu.

Conforme o site do notícias Região News, foram presos Idiomar Natalício e Olívio Franco e o terena Arcênio Duarte, da Aldeia Água Azul, por porte ilegal de arma. Advogados da Funai estiveram em Sidrolândia em defesa de Arcênio. O indígena foi colocado em liberdade com o pagamento da fiança. A prisão do terena provocou a imediata reação dos patrícios, com a mobilização de 20 índios que se concentraram em frente da delegacia.

Os policiais o encontraram quando se dirigia à propriedade. Conforme a versão terena revelada a policia, ele estava indo à Água Clara para avisar os fazendeiros de que o gado estava próximo da cerca e poderia escapar. Ele reconheceu que estava de posse de uma arma, da qual não tinha porte.

Os policiais estavam à paisana. Por isso, houve desconfianças de que a ação fosse na verdade um plano de fazendeiros para intimidar a comunidade. O delegado Enilton Pires Zalla explicou aos índios que não se tratava de capangas, mas sim de policiais à paisana para cumprir uma decisão judicial que nada tem a ver com o conflito indígena. Arsênio foi preso por porte ilegal de arma e acabou sendo colocado em liberdade depois que pagou a fiança, arbitrada em dois salários mínimos (R$ 1.448,00).

Os funcionários da Fazenda, Olívio Franco e Idiomar Natalício dos Santos permanecem presos e serão indiciados por tráfico de drogas, porte de arma e milícia privada. Um dos adolescentes apreendidos, A.A.S, de 14 anos, com passagem pela Polícia por roubo, estava com um revólver calibre 38. Ele estava em companhia de S.J.C.R, também de 14 anos. (Com informações do site de notícias Região News)

Foto: DD

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é socorrido após ser encontrado passando mal dentro de carro em estrada vicinal

Vítima foi socorrida à UPA, onde recebeu maiores atendimentos.

Polícia Militar Rodoviária prende mais de 1 tonelada de drogas em Amambai

Uma equipe do Tático Operacional Rodoviário -TOR, do BPMRv, apreendeu na madrugada desta terça-feira (23), veículo com carga de maconha na MS 485. Os Policiais...

Rádio Caçula realiza campanha para arrecadar leite para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas

Entrega das caixas será realizada durante o "Jornal da Manhã" do dia 15 de maio, ao vivo. Cada doação já faz à diferença.