20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Reinaldo estima que 30 mil pessoas esperam por cirurgias eletivas em MS

27/10/2016 – Atualizado em 27/10/2016

“Na época o cadastro indicava 37 mil pessoas, nós fizemos 52 mil cirurgias”, disse governador

Por: Marcio Ribeiro com O Estado

Mesmo depois de realizar 52 mil cirurgias por meio da Caravana da Saúde, o governador Reinaldo Azambuja estima que a fila de pessoas que aguardam por uma cirurgia eletiva em Mato Grosso do Sul ainda seja de 30 mil pessoas.

“Na época o cadastro indicava 37 mil pessoas, nós fizemos 52 mil cirurgias, então o cadastro era falho. Tinha muito mais pessoas aguardando a oportunidade. Hoje a gente entende que ainda nós temos um volume de mais 30 mil pessoas ainda aguardando essa oportunidade em diversas especialidade. E o objetivo do governo do é levar essa oportunidade a essas pessoas que estão na fila e não tiveram a oportunidade de fazer a cirurgia e por isso a contratação desses hospitais filantrópicos para acelerar o volume dessa oferta de serviço para atender a população do Mato Grosso do Sul”, afirmou Azambuja.

O governador esteve nesta quarta-feira (26), acompanhado do titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Nelson Tavares, no Hospital São Julião para acompanhar os atendimentos que o centro médico está prestando à pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) por meio de convênio feito com a administração estadual, para atender demanda da Caravana. Na oportunidade, Reinaldo acompanhou um procedimento ambulatorial para tratamento de varizes.

O São Julião foi contratado pelo Estado para realizar 990 procedimentos por mês, nas especialidades vascular, geral e oftalmológica (2.219 procedimentos). O atendimento teve início em junho deste ano, e as cirurgias estão sendo realizadas desde 10 deste mês.

Segundo o governador, a ideia é estender o projeto para outras cidades do Estado. “A saúde você resolve um número aparece outros, então essa fila nunca vai ser zerada praticamente, mas em um ano e 10 meses você praticamente realizar 52 mil cirurgias é muito. Agora vamos continuar no ritmo contratando os hospitais. Esse exemplo aqui é um exemplo que será seguido em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul. Para que essas cirurgias possam ser disponibilizadas a essas pessoas que tanto necessitam”.

Por meio do credenciamento, o Estado repassa mensalmente ao hospital R$ 320 mil para o custeio desses atendimentos.

O Hospital Adventista do Pênfigo e o Santa Marina também foram credenciados para acelerar o atendimento de pacientes que estavam na fila por uma cirurgia eletiva. O convênio com essas unidades prevê 672 procedimentos ortopédicos que serão realizados em seis meses. Pelos atendimentos, Mato Grosso do Sul irá repassar R$ 1 milhão aos hospitais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quinta-feira será de sol e tempo seco em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar durante o dia aos 35°C.

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.