23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Presos têm chance de recomeço ao reformar delegacia

24/10/2016 – Atualizado em 24/10/2016

Esta é a primeira instituição reformada pelo projeto

Por: Marcio Ribeiro com TJMS

Presos que estão reformando a 4ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro Moreninha II, por meio do projeto “Mãos que Constroem”, receberam na semana passada a vistoria do juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto, e do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que acompanharam de perto o trabalho que vem sendo executado.

Esta é a primeira instituição reformada pelo projeto, uma parceria do Poder Judiciário com o Executivo Estadual e o Conselho da Comunidade que conta com a mão de obra carcerária de presos do regime semiaberto do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. A obra teve início no dia 5 de outubro. Ao todo uma equipe de 10 reeducandos cumpre jornada diária e tem o prazo de até quatro meses para concluir a reforma.

O magistrado reuniu os detentos para informar a eles que nas próximas semanas o Senai irá iniciar um curso de capacitação, de modo que todos tenham formação na área, inclusive com certificado, o que os ajudará, além da remissão de pena e o salário pela obra, a terem qualificação para ingressarem no mercado de trabalho, pós cumprimento da pena.

O “Mãos que Constroem”, frisou o juiz, “é uma oportunidade para que vocês sirvam de exemplo até mesmo para os demais presos e para sociedade, além da própria polícia que passa a ver que, embora vocês tenham cometido erros, são capazes de recomeçar”.

Já o secretário Barbosa se mostrou surpreso positivamente com tudo o que testemunhou, agradecendo aos detentos que estão construindo a história do projeto, sendo seus pioneiros. O secretário também destacou a busca pelo mercado “por mão de obra qualificada e gente que tem coragem para trabalhar como vocês, os quais, neste momento em que estão purgando uma dívida ao mesmo tempo que prestam um serviço relevante para a comunidade”, dando ênfase na economia gerada aos cofres públicos pela reforma.

O detento C.G., que cumpre pena por tráfico de drogas e homicídio, afirmou que sua participação no projeto tem sido um recomeço. O preso contou também da diferença com que já é visto sobretudo perante seus familiares, além de seus colegas de cela e outros internos da Gameleira que se mostram interessados em fazer parte também do “Mãos que Constroem”.

Na obra da 4ª DP ele presta serviço de carpinteiro e acredita que a sua qualificação na área lhe garantirá um futuro diferente, pois, para ele, se 90% da massa carcerária tivesse hoje uma oportunidade de qualificação e de seguir carreira, não voltaria para o mundo do crime.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

Os proprietários de veículos automotores contam com mais um auxílio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para ficar em dia com...

Atletismo de TL conquista medalhas em Campeonato Estadual e garante índice para o Troféu Brasil

A equipe de atletismo da Prefeitura de Três Lagoas, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), teve uma destacada participação nos dias...

Após aumento de faixa etária, acabam estoques de vacina contra a dengue

O estoque da vacina contra a dengue, liberado para pessoas de 4 a 59 anos de idade nesta quarta-feira, dia 24 de abril, encerrou,...