23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Prefeita Marcia Moura será notificada em 5 dias para se defender de denúncia que pede sua cassação

27/09/2016 – Atualizado em 27/09/2016

Comissão processante terá prazo de 90 dias para apresentação de relatório final e votação em plenário

Por: Redação

Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Três Lagoas acataram na manhã desta terça feira (27) o pedido de formação de Comissão Processante contra a prefeita Marcia Moura, acusada de improbidade administrativa.

De acordo com denúncia protocolada na última sexta feira (23) por membro da Casa de Leis, a chefe do executivo é acusada de assinar um aditivo no valor de R$ 45.150,00 para que uma empresa de assessoria fizesse o levantamento do número de livros existentes no acervo da Biblioteca Municipal Rosário Congro.
De acordo com documentos, a empresa não chegou a realizar o serviço, pois os próprios funcionários da biblioteca, com o auxilio de bibliotecária lotada naquele órgão público, já havia feito o trabalho de contagem, chegando-se ao total de 32 mil livros. Mesmo assim, há fortes indícios de que a firma recebeu tal montante onerando o erário público, de acordo com o denunciante.

Durante a sessão plenária, o vereador autor da denúncia usou a palavra bem como o componente da bancada de defesa (como ambos são candidatos à reeleição nas próximas eleições, optamos em não divulgar seus nomes).

Para a defesa da prefeita, tal denúncia é fraca e mal elaborada. Já a acusação sustentou que existe farta documentação que poderá provar ilícito e a consequente perda de mandato. Ao final da sessão, foi feito sorteio dos três vereadores que comporão a comissão de investigação.

Rito da Comissão Processante

A nossa reportagem ouviu O Dr. Thiago Vinicius Rufino, procurador jurídico da Câmara Municipal de Três Lagoas, sobre o rito que será obedecido doravante. Para o advogado, a prefeita deverá ser notificada no prazo de 5 (cinco) dias a contar de hoje (27) data da decisão de abertura do processo.

Após ciência da prefeita, ela terá um prazo de defesa e posteriormente o depoimento de testemunhas e demais partes envolvidas no processo. De acordo com Rufino, os procedimentos legais deverão ser concluídos no prazo de 90 dias (três meses), justamente o tempo que resta de mandato da prefeita Marcia Moura. “A lei fixa o prazo de 90 dias para que a Comissão realize seus trabalhos de investigação. Em caso de culpada, a prefeita perderá o mandato; essa deverá ser a pena que poderá ser imposta a ela”. A reportagem insistiu em questionar se ao final do prazo de três meses também findasse o mandato da prefeita, se mesmo assim caberia outra punição a ela além da perda do mandato. “À luz do Direito entendo que findando o prazo de investigação e a prefeita já tiver terminado seu mandato, tal denúncia perderá também o seu objeto, não cabendo outra punição. Assim não haveria perda de mandato se não tiver mais mandato para se perder”, concluiu.

Público prestigiou a Sessão Plenária da Câmara Municipal que acatou pedido de abertura de Comissão Processante contra a prefeita de Três Lagoas. Foto: Rádio Caçula.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trabalhador castilhense sofre escoriações após bater contra carro em cruzamento no Lapa

Vítima estava em uma moto, quando bateu em um Fiat Uno que não respeitou preferencial, sendo socorrido por uma equipe do SAMU.

Polícia Civil realiza Páscoa Solidária em Três Lagoas

Entre os locais visitados estavam o Jardim Primavera, Bairro São João, Vila Verde, Violetas, Novo Oeste e Orestinho.

Reiniciadas buscas de funcionário de fazenda que teria se afogado na região do Alto Sucuriú

Trabalhos foram retomados pelo Corpo de Bombeiros de Três Lagoas no início da manhã desta sexta-feira (29).