21.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Ponte entre Mato Grosso do Sul e São Paulo terá tráfego liberado nesta Quinta (29)

28/09/2016 – Atualizado em 28/09/2016

Usuários do Cinturão Verde terão os acessos facilitados, inclusive com travessia iluminada aos pedestres

Por: Marcio Ribeiro

Estava previsto ato inaugural na manhã desta quarta-feira (28) para a entrega oficial da ponte entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP), mas com o cancelamento da presença do Ministro dos Transportes, Dr. Maurício Quintela, solenidade foi cancelada.

Milton Rocha Marinho, supervisor regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Três Lagoas, lamentou a ausência do ministro, porém ressaltou que o mais importante é a entrega desta importante obra, elo entre os estados vizinhos. “Mesmo com o imprevisto, a ponte nova será colocada em funcionamento abrindo o tráfego para os veículos a partir desta quinta feira (29)”, garantiu.

Para Marinho, obra marca o fim da passagem dos veículos sobre a Usina Jupiá, antiga Cesp, hoje pertencente ao consórcio chinês Três Gargantas (CTG). “A movimentação de veículos sobre a usina ficará proibida a partir das 8h da manhã desta quinta-feira (29). Placas e faixas indicativas já estão no local sinalizando o novo trajeto. Aliás, o acesso da barragem de Jupiá nunca foi ponte e nem rodovia, era um provisório que felizmente não virou permanente”, disse.

Novo empreendimento conta com faixa adicional para o tráfego pesado, de ponta a ponta, que será utilizado por carretas e caminhões, facilitando também a circulação de veículos de pequeno porte. “Mesmo com essa facilidade, não será permitido fazer a ultrapassagem sobre a ponte. A velocidade será de 80 km p/h, com faixa contínua”, afirmou.

Segundo ele, a ponte ferroviária permanecerá ao lado da nova obra viária. “Deveria revitalizar aquela ponte ferroviária. A mesma segue em uso esporádico, mas mesmo parando de circular o trem ali, aquela ponte metálica inglesa deveria continuar. É uma estrutura histórica, doada pelos ingleses em 1926 cuja montagem ficou pronta em 1937”, lembrou.

Milton Marinho comentou ainda que futuramente será construído um novo posto de fiscalização já que o prédio atual deverá ficar obsoleto.

Quanto aos usuários do Cinturão Verde, o engenheiro garantiu que os acessos serão facilitados. “Tanto os veículos quanto os pedestres não precisarão utilizar a pista da ponte para a locomoção no cinturão. Disponibilizamos os devidos acessos, sendo que os pedestres poderão usar a travessia subterrânea será devidamente iluminada, bastante confortável e segura”, salientou.

A construção da ponte foi autorizada em junho de 2011. A previsão era de que a obra fosse inaugurada em abril de 2015, mas houve necessidade de revisão do projeto, atrasando o prazo pré-estabelecido. A ponte custou quase R$ 120 milhões.

Nova ponte que liga Mato Grosso do Sul a São Paulo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem tem queda de sofá e tem corte e sangramento na cabeça

Caso aconteceu no Nova Americana, onde vítima foi socorrida à UPA.

Eldorado Celulose anuncia investimento de R$ 25 bilhões para segunda fábrica em Três Lagoas

Cerca de 10 mil empregos deverão ser criados durante a construção, e de 2 mil postos de trabalho permanentes após concluída, segundo o empresário, fundador e acionista da empresa, Wesley Batista em evento nesta segunda-feira (22).

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica explica sobre casos de Chikungunya em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula na manhã desta segunda-feira (22), Adriana Spazzapan falou também sobre o aumento dos números em relação à doença - cerca de 15 em somente uma semana.