28/09/2016 – Atualizado em 28/09/2016
Usuários do Cinturão Verde terão os acessos facilitados, inclusive com travessia iluminada aos pedestres
Por: Marcio Ribeiro
Estava previsto ato inaugural na manhã desta quarta-feira (28) para a entrega oficial da ponte entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP), mas com o cancelamento da presença do Ministro dos Transportes, Dr. Maurício Quintela, solenidade foi cancelada.
Milton Rocha Marinho, supervisor regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Três Lagoas, lamentou a ausência do ministro, porém ressaltou que o mais importante é a entrega desta importante obra, elo entre os estados vizinhos. “Mesmo com o imprevisto, a ponte nova será colocada em funcionamento abrindo o tráfego para os veículos a partir desta quinta feira (29)”, garantiu.
Para Marinho, obra marca o fim da passagem dos veículos sobre a Usina Jupiá, antiga Cesp, hoje pertencente ao consórcio chinês Três Gargantas (CTG). “A movimentação de veículos sobre a usina ficará proibida a partir das 8h da manhã desta quinta-feira (29). Placas e faixas indicativas já estão no local sinalizando o novo trajeto. Aliás, o acesso da barragem de Jupiá nunca foi ponte e nem rodovia, era um provisório que felizmente não virou permanente”, disse.
Novo empreendimento conta com faixa adicional para o tráfego pesado, de ponta a ponta, que será utilizado por carretas e caminhões, facilitando também a circulação de veículos de pequeno porte. “Mesmo com essa facilidade, não será permitido fazer a ultrapassagem sobre a ponte. A velocidade será de 80 km p/h, com faixa contínua”, afirmou.
Segundo ele, a ponte ferroviária permanecerá ao lado da nova obra viária. “Deveria revitalizar aquela ponte ferroviária. A mesma segue em uso esporádico, mas mesmo parando de circular o trem ali, aquela ponte metálica inglesa deveria continuar. É uma estrutura histórica, doada pelos ingleses em 1926 cuja montagem ficou pronta em 1937”, lembrou.
Milton Marinho comentou ainda que futuramente será construído um novo posto de fiscalização já que o prédio atual deverá ficar obsoleto.
Quanto aos usuários do Cinturão Verde, o engenheiro garantiu que os acessos serão facilitados. “Tanto os veículos quanto os pedestres não precisarão utilizar a pista da ponte para a locomoção no cinturão. Disponibilizamos os devidos acessos, sendo que os pedestres poderão usar a travessia subterrânea será devidamente iluminada, bastante confortável e segura”, salientou.
A construção da ponte foi autorizada em junho de 2011. A previsão era de que a obra fosse inaugurada em abril de 2015, mas houve necessidade de revisão do projeto, atrasando o prazo pré-estabelecido. A ponte custou quase R$ 120 milhões.