20.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

PM aposentado é acusado de matar homem em bar após ofensas racistas

24/04/2014 – Atualizado em 24/04/2014

Por: Campo Grande News

O policial militar aposentado, João Nereu Nobre, 55 anos, acusado de matar Isaías da Silva Farias, 30 anos, apresentou-se à Polícia Civil nesta quarta-feira (23). O crime aconteceu no dia 15 deste mês, após uma discussão em um bar localizado na avenida Guaicurus, Jardim Colibri, em Campo Grande.

De acordo com o delegado do 5º DP da Polícia Civil, João Reis Belo, responsável pelo caso, João só se apresentou agora, por que os policiais já estavam em seu encalço. Através de investigações e depoimentos de testemunhas, que reconheceram o autor através de fotografias, os policiais já sabiam do paradeiro do mesmo.

João logo ficou sabendo do fato e rapidamente contratou um advogado para se apresentar à Polícia. Ele confirmou que houve os disparos no dia do crime, mas nega que proferiu xingamentos e ofensas racistas contra a vítima e os dois amigos. Para o delegado o depoimento do acusado não convence, pois as testemunhas ouvidas disseram que ele ofendeu os rapazes com palavras de preconceito.

Segundo o delegado, o acusado chegou ao bar em uma motocicleta Shineray e estacionou em cima da calçada. A proprietária do estabelecimento pediu para que ele retirasse a moto do local, pois atrapalharia o fluxo de pessoas. João não gostou do pedido da mulher, reclamou e logo pediu para ir ao banheiro. Ela disse que o banheiro ficava ao lado na borracharia do marido, e João foi até lá.

O acusado voltou falando mal das condições do banheiro. “Se eu chegasse em um veículo Tucson, você não me apresentaria um banheiro desses”, disse ele à dona do bar. A vítima e mais dois amigos tentaram acalmar o policial aposentado dizendo que já haviam usado o banheiro, que era normal. João se virou para os rapazes e disse: “Para vocês que são pretos e pobres, esse tipo de banheiro serve”, insultou.

Os rapazes tentaram ignorar, mas o policial aposentado insistia em provocá-los. Em meio a uma dessas provocações, um deles levantou e deu um tapa no rosto de João. A partir daí, ele se retirou do lugar, mas voltou logo depois e começou uma nova discussão com os jovens. Eles começaram a se agredir e durante a confusão, João efetuou dois disparos contra Isaías que morreu no local.

Durante seu depoimento à Polícia, João negou que cometeu preconceito racial e disse que retornou ao bar após a discussão, por que havia esquecido a carteira. Sobre a arma, ele informou que a jogou no pátio da Sesop (antigo prédio da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas), localizado no cruzamento das avenidas Gury Marques e Guaicurus.

João foi ouvido e liberado por que estava fora do período de flagrante. A Polícia fez diligências na região onde a arma foi descartada, mas não a encontrou. O delegado disse que vai ouvir mais uma testemunha sobre o caso e analisar a possibilidade de pedir a prisão preventiva do acusado. Ele acredita que o inquérito será finalizado em 15 dias.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...