19.5 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Pesquisa alerta para acidentes com fogos de artifício

29/06/2016 – Atualizado em 29/06/2016

Por: Marcio Ribeiro com Mais News

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) constatou que os acidentes com fogos de artifício triplicam no mês de junho por conta das tradições dos festejos católicos de Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06).

A Bahia é o estado com o maior número de casos, com 296 registros em quatro anos, seguida por São Paulo (289 casos), Minas Gerais (165), Rio de Janeiro (97), Paraíba e Paraná (ambos com 61 casos cada), Ceará e Goiás (com 45 casos em cada estado), Santa Catarina (44 casos) e em décimo lugar no ranking aparece o estado do Pará, com 37 casos. Por causa disso, a Sociedade lançou a campanha “Fogos de Artifício – um espetáculo perigoso”, com ações em vários estados, promovidas pelas Regionais, além de um vídeo educativo e um folder com informações que estão na internet. “Muitas lesões, cortes e até amputação de membros são provocados pelo uso inadequado de fogos de artifício”, lembra o diretor de Campanhas da SBOT, Wagner Nogueira da Silva. Além dos traumas ortopédicos, ainda são registrados, nas emergências dos hospitais neste período do ano, aumento de queimaduras, comprometimento das córneas, perdas de visão e lesões auditivas.

Nas duas últimas décadas, foram registrados 122 óbitos por acidentes com fogos de artifícios, sendo 48 mortes no nordeste, 41 no sudeste, 21 no sul, 12 vítimas fatais no norte e centro-oeste. E, apesar de ser proibido o manuseio de fogos de artifício por menores de 18 anos, o levantamento da SBOT constatou que 23,8% dos acidentados estão nessa faixa etária. Em 45,2%, os sequelados pelos artefatos estão entre 19 e 59 anos e 28,8% têm mais de 60 anos.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia irá distribuir folhetos nas capitais e principais cidades do país com orientações didáticas. No folder, os ortopedistas lembram que as crianças e adolescentes jamais devem comprar ou manipular os fogos e que os adultos devem observar nas embalagens informações obrigatórias como a classe do artefato, o registro no exército e as instruções para o uso. “E seguir a risca as orientações do fabricante”, orienta o presidente da SBOT, Marco Antonio Percope. “É preciso conscientização das pessoas ao manipular os fogos de artifício para minimizarmos os riscos e derrubar essas tristes estatísticas.

A SBOT montou essa campanha inédita que agora será permanente em todos os anos”, completa. Um vídeo educativo também foi produzido e está disponível na internet, além de ser exibido em escolas e locais públicos durante as ações de conscientização.

Em caso de acidente, é importante ligar para o Corpo de Bombeiros no 193 ou para o SAMU no 192 e manter a calma. “Mesmo com todo o cuidado, os fogos ainda podem provocar lesões, cortes, amputações e até morte, além de queimaduras e outros problemas. É preciso ter cuidado extremo e ciência dos riscos”, ressalta o Wagner Nogueira da Silva.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.