19.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

O segredo para adolescentes calmos e educados? Dormir bem

30/09/2014 – Atualizado em 30/09/2014

Por: MegaCurioso

Nós já falamos aqui no Mega Curioso a respeito da formação do cérebro humano, que só termina de se desenvolver na fase adulta. Alguns pesquisadores acreditam que essa é a causa da rebeldia típica da adolescência.

Já uma pesquisa divulgada recentemente pelo Alpha Galileo defende a ideia de que uma boa forma de acabar com o comportamento rebelde dos adolescentes é deixar que eles durmam bem. De acordo com o novo estudo, longas horas de sono podem acabar, inclusive, com a preguiça, outro fator relacionado com essa faixa etária.

O trabalho buscou expor também os problemas relacionados à privação de sono em adolescentes. Além disso, a pesquisa concluiu que a otimização da aprendizagem tem relação com o funcionamento biológico do corpo, que tem seu próprio tempo – esse “tempo biológico” é diferente do “tempo social”. É por isso, por exemplo, que algumas pessoas “funcionam melhor” em determinados períodos do dia, por causa do tempo biológico.

Conflitos

Quando tempo biológico e tempo social não estão alinhados, e especialmente quando isso acontece com adolescentes “quando o conflito entre o tempo biológico e social é maior do que em qualquer momento de nossas vidas”, é normal que a reação a essas desordens seja rebelde e exagerada.

A solução para esse conflito seria dormir bem, portanto. A explicação para isso é que o sono-vigília, resultado do equilíbrio dos estados de vigília e sono, é regulado por uma região cerebral conhecida como núcleo supraquiasmático. Durante a adolescência, o relógio biológico muda essa programação cerebral do sono, por isso é quase impossível que um adolescente durma antes das 23 horas.

Solução

É por isso que acordar cedo e ir para a aula é um suplício durante a puberdade: porque acordar cedo é péssimo para quem não consegue dormir cedo. É por isso também que muitos adolescentes estão constantemente de mau humor. Reformular o horário das aulas seria um jeito de melhorar não só o humor desses jovens, mas o aprendizado deles e, inclusive, a saúde.

Muitas evidências mostram que a sincronização dos estudos com o relógio biológico dos adolescentes seria a grande chave para possíveis mudanças comportamentais, melhoras de aprendizado e de humor. Não só os pesquisadores insistem que estudar mais tarde é o ideal como eles afirmam que não há provas de que acordar cedo e ir para a escola seja o método mais eficaz de aprendizagem.

A Força Aérea dos EUA já remodelou alguns de seus horários pensando no relógio biológico de seus integrantes. É por isso que o órgão deixou para mais tarde o treinamento de jovens entre 18 e 19 anos. Na Terra do Tio Sam já há quem defenda reformas mais consistentes nos horários das escolas, para que os adolescentes possam dormir até mais tarde. E aí, será que algo parecido funcionaria aqui no Brasil também?

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...