26.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril, 2024

Nissan importa mão-de-obra para operar nova fábrica

18/04/2014 – Atualizado em 18/04/2014

Por: Folha Press

A linha de produção da Nissan em Resende (RJ), que foi inaugurada nesta terça-feira (15), abriga muitos funcionários que vieram do setor comercial ou de outros Estados –alguns trabalharam, por exemplo, na fábrica da GM em São José dos Campos e saíram de lá em programas de demissão voluntária.

A região segue um caminho atípico em tempos de queda na produção de veículos: há dificuldade em contratar mão de obra especializada.

A rápida expansão da indústria em um polo que engloba também as cidades fluminenses de Porto Real e Itatiaia, uma região que até o fim da década de 1990 era predominantemente turística, exigiu que as empresas investissem em parcerias para propiciar treinamento intensivo e também em propostas atraentes para “importar” trabalhadores.

“Começamos a contratar há um ano e meio. No início foi um pouco difícil, pois as pessoas não conheciam a empresa. Foi preciso criar um pacote diferenciado de remuneração e benefícios.

Tivemos de investir R$ 9 milhões em treinamento”, diz Vera Gobetti, diretora de recursos humanos da Nissan do Brasil.

Para as vagas de nível superior e também técnicos mais específicos, como inspetores de qualidade, foram trazidos funcionários de outros estados, com experiência no setor industrial.
A chegada de trabalhadores de outras regiões tem movimentado o setor de hotelaria, que também encontra dificuldades para repor trabalhadores, pois muitos têm deixado o setor para tentar ingressar nas fábricas.

“Muitos moradores da cidade trabalharam nas construções, mas não é tão simples entrar na linha de produção, pois é preciso muito treinamento, nem sempre disponível”, afirma Juliana Cotrim, 30, gerente de um hotel em Itatiaia.

Novos processos produtivos exigiram maior capacitação dos funcionários. Por exemplo, a montagem do tanque de combustível é feita por apenas um funcionário, que precisa operar um sistema específico para esse serviço, inédito no país.

Fábrica

A construção, que teve início em setembro de 2012, recebeu R$ 2,6 bilhões de investimento. O primeiro carro a produzido na unidade industrial será o hatch compacto March, que hoje é importado do México.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

O carro chegará ao mercado em breve e terá mudanças de estilo e de acabamento em comparação ao atual. Será produzido também o motor 1.6 16v flex da marca.

O complexo abrigará também fornecedores, cinco deles ainda não instalados no Brasil, como as japonesas Tachi-S, que produz bancos, e Yorozu, fabricante de suspensões.

A empresa estima ter capacidade para produzir 200 mil automóveis e igual número de motores por ano, e tem a ambição de passar a Honda e a Toyota para ser a marca japonesa mais vendida do Brasil, conquistando 5% do mercado nos próximos anos hoje tem 1,9% somando veículos de passeio e comerciais leves.

“A proporção de veículos por habitante no Brasil é três vezes menor do que nos EUA, há espaço para crescer”, afirma Carlos Ghosn, presidente-executivo da aliança Renault Nissan.

Queda nas vendas
Inaugurar uma fábrica em meio a queda nas vendas e aumento nos estoques não é problema para a Nissan, afirma Murilo Moreno, diretor de marketing da empresa.

Para a montadora, a pior fase foi a primeira etapa de restrições aos carros importados do México, em 2012, que prejudicou as vendas desses produtos no país.

O March, que, na época, havia acabado de ser lançado, sofreu com as novas regras. Teve a previsão de vendas reduzida e lotes parados nos portos, o que gerou longas filas de espera e cancelamento de pedidos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Tecnofam 2024: com o apoio do Governo de MS, feira da agricultura familiar apresenta soluções e experiências

Em sua quinta edição, a Tecnofam 2024 apresenta aos agricultores familiares o contato com soluções tecnológicas, entre hoje (16) e a próxima quinta-feira (18),...

Operação de logística florestal para abastecer a nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo conta com uma das centrais de monitoramento mais...

Com central de monitoramento operando 24 horas por dia, empresa tem total controle sobre limite de velocidade, formação de comboios e cumprimento das paradas obrigatórias para descanso dos motoristas; Com câmeras especiais instaladas do interior dos veículos, empresa também consegue detectar sinais de cansaço, uso de celular ou quaisquer desvios de atenção dos motoristas; Por meio de rotograma falado, os motoristas também são informados sobre o trajeto, a velocidade segura para cada ponto de risco (curva, trevo e etc.), presença de ciclistas e travessia de animais silvestres durante a viagem.

Força Tática é acionada após testemunha ouvir tiros em local de “desova” de corpos

Equipe realizou varreduras pela região durante a manhã desta terça-feira (16).