20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Mulher ‘mais pesada do mundo’ voará para Índia onde será operada

11/02/2017 – Atualizado em 11/02/2017

Inicialmente ela teve o visto rejeitado e teve que aguardar um tempo maior para a viagem

Por: Gil Nei Silva da redação

Uma egípcia que se acredita ser a mulher mais pesada do mundo voará para a Índia onde será submetida a uma cirurgia bariátrica neste sábado (11), após o ministro das Relações Exteriores desse país conceder um visto. Eman Ahmed Abd El Aty, de 36 anos pesa cerca de 500 quilos, ela deve chegar à capital financeira da Índia, Mumbai, nessa manhã de sábado, disse seu médico, Muffazal Lakdawala, em um comunicado.

A paciente será transportada em um Airbus especialmente modificado e será levada para o Hospital Saifee de Mumbai, acrescenta a nota. “Para prepará-la para o voo, uma equipe de médicos esteve no Egito nos últimos dez dias para otimizar as condições da sua viagem”, disse o cirurgião responsável.

A irmã de Abd El Aty abordou Lakdawala em outubro, dizendo que ela precisava de atenção médica urgente. Sua família contou ao médico que, quando criança, Abd El Aty foi diagnosticada com elefantíase, uma condição que faz os membros e outras partes do corpo incharem, deixando-a quase imobilizada.

Mais adiante, Abd El Aty sofreu um AVC e ficou acamada, o que desencadeou uma série de doenças incluindo diabetes, hipertensão e apneia do sono. Depois de ouvir sobre o caso, Lakdawala (médico) se ofereceu para realizar o procedimento gratuitamente.

O pedido de visto para a viagem foi inicialmente rejeitado, o que levou Lakdawala a pedir socorro pelo Twitter, , ao ministro indiano das Relações Exteriores, Sushma Swaraj, que lhe ofereceu ajuda em dezembro passado.

Abd El Aty teve de esperar muito tempo para fazer a viagem. Devido às suas complicações de saúde, nenhuma linha aérea estava disposta a transportá-la do Egito para a Índia.

Se o peso alegado por Abd El Aty for provado medicamente, ela baterá o recorde da americana Pauline Potter (292 kg) e se tornará a mulher mais pesada do mundo viva. A cirurgia bariátrica é cada vez mais comum na Índia, que tem um problema crescente de obesidade.

O país é um destino essencial para o turismo médico, visto que oferece serviços de qualidade a custos muito inferiores aos dos países ocidentais e sem listas de espera.

UOL

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...