28.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Morreu John Glenn, o primeiro americano a entrar na órbita da Terra

09/12/2016 – Atualizado em 09/12/2016

O antigo astronauta morreu esta quinta-feira, aos 95 anos, estava hospitalizado há mais de uma semana no Hospital Universitário do Ohio

Por: TSF

O porta-voz do Hospital Universitário do Ohio, Hank Wilson confirmou o internamento no James Cancer Hospital da Ohio State University, mas não avançou a causa da morte do atual senador, que tinha sido operado em 2014 para substituição de uma válvula cardíaca.

John Glenn foi o primeiro americano a orbitar a Terra em 1962, ao pilotar a cápsula espacial de Mercúrio, batizada de Amizade 7 que circulou o planeta três vezes, em pouco menos de cinco horas, no dia 20 de fevereiro de 1962.

Dos sete astronautas americanos que compuseram a missão Mercúrio – Glenn, Alan Shepard, Gus Grissom, Gordon Cooper, Scott Carpenter, Walter Schirra e Donald Slayton – Glenn era o único sobrevivente.

Antes da sua carreira como astronauta, Glenn voou 149 missões durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia, recebeu várias medalhas e condecorações, incluindo a Distinguished Flying Cross em seis ocasiões. Em 1964 abandonou o programa espacial e prosseguiu a sua carreira na política, tendo sido eleito senador democrata, no estado norte-americano do Ohio entre 1974 e 1999. e concorreu à presidência em 1984.

Mas o tempo de Glenn nas missões espaciais não tinha terminado e aos 77 anos, tornou-se a pessoa mais velha a viajar no espaço, por ser especialista em carga útil, seguiu a bordo do foguetão espacial Discovery, numa missão de nove dias em 1998. Ao lado de Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins recebeu recebeu uma Medalha de Ouro do Congresso em 2011 e um ano depois , recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade do Presidente Obama.

Este ano, participou da cerimónia de transformação do nome de Port Columbus Airport para John Glenn Columbus International Airport. John Glenn era casado com Annie há 73 anos e têm dois filhos.

Foto: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

ALEMS celebrará Dia Estadual da Ordem Demolay na próxima sexta-feira (26)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará sessão solene em comemoração ao Dia Estadual da Ordem DeMolay, na próxima sexta-feira (26),...

Educação: Escola de Batayporã recebe emenda parlamentar de Kemp

Com quase 400 estudantes, a escola estadual Jan Antonin Bata, de Batayporã, foi beneficiada com emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS), no...

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

De acordo com o Ministério dos Transportes, além de garantir as condições adequadas de repouso para os profissionais, a medida busca ampliar a segurança e...