26.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Meu pet é feliz? Veja 4 dicas para saber se o cachorro sofre com depressão

19/09/2017 14h02

Especialista em comportamento animal dá algumas dicas de como os tutores podem observar mudanças de humor nos pets

Por: Dayane Milani

Assim como os seres humanos, os cães também podem enfrentar quadros de depressão. Existem diversos fatores que acabam motivando a doença, como, por exemplo, deixar o animal muito tempo sozinho e, até mesmo, mudanças bruscas e repentinas na rotina do pet. Além disso, de acordo com Fernando Lopes, especialista em comportamento animal e adestrador do Red Dog Walker, algumas raças de cães são propensas a quadros depressivos, como Border Collie, Whipet, Pastores, Labradores e Terriers.

O especialista dá algumas orientações para que os tutores identifiquem se seus pets são felizes.

Observe a postura corporal do animal. Ela pode te mostrar se o cão está alegre o triste

Um cão feliz está sempre com o rabo para cima e sim, abana-lo é sinal de que o pet está contente. Animais que apresentam essa postura corporal com frequência e que procuram sempre algum tipo de interação com o tutor, dificilmente serão diagnosticados com depressão, afirma Fernando.

Já atitudes como lamber as patas dianteiras ou, em casos mais extremos, chegar a mordê-las causando ferimentos são sinais de alerta. De acordo com o especialista, frequentes crises de agressividade sem motivo aparente também merecem uma atenção especial dos tutores.

*** Quais são os sintomas de depressão nos pets?

Os principais sintomas de depressão estão ligados ao comportamento do pet. O cão que está infeliz irá demonstrar isso através da mudança de temperamento, ou do desenvolvimento de hábitos que não são comuns à personalidade do animal, como, por exemplo, comer compulsivamente e de forma rápida qualquer alimento que lhe for oferecido, ficar – de repente – sem regras para fazer xixi e coco nos lugares corretos, além de apresentar muita atividade noturna, trocando o dia pela noite.

*** A depressão pode ser prevenida?

A melhor forma de prevenção é proporcionar qualidade de vida ao animal. Passeando com ele pelo menos duas horas por dia – que devem preferencialmente ser divididas em dois passeios -, oferecer uma alimentação de qualidade e com horários regrados, além de levá-lo a parques ou outros locais nos quais ele poderá socializar com outros cães.

***Descobri que meu está depressivo, qual é o tratamento adequado?

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Para Fernando Lopes, o melhor remédio para tratar a depressão em cães é combinar uma série de atividades que o estimule. Visitar lugares novos para que o cachorro possa sentir odores diferentes, fazer com que ele pratique atividades físicas por meio de brincadeiras e também treiná-lo com comandos de adestração básicos, para que ele exercite a mente.

***Onde localizar profissionais indicados para ajudar no comportamento dos cães?

A falta de instrução e rotina apertada de alguns tutores são as principais dificuldades encontradas para colocar todas as dicas em prática, por isso, profissionais como passeadores e adestradores podem ajudar a manter a saúde do pet em dia.

O aplicativo Pet Booking conecta tutores a prestadores de serviço e é uma das ferramentas que auxiliam a solucionar esse problema, uma vez que o usuário pode encontrar profissionais, clínicas e todos os tipos de serviço para pets mais próximos da sua região, permitindo classificar os estabelecimentos e ler a avaliação de outros usuários – trazendo assim mais segurança e conforto tanto para os tutores quanto para os cães.

(Com Jornal de Brasília)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados em cartórios...