21.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Lei do artesão formaliza e incentiva atividade no País

21/10/2016 – Atualizado em 21/10/2016

Reconhecido como profissional das artes feitas manualmente, a categoria já reúne mais de 10 milhões de trabalhadores no País

Por: Marcio Ribeiro com Portal Brasil

O sábado (22) será marcado pela comemoração do primeiro ano da regulamentação da lei que reconheceu o artesão como profissional das artes feitas manualmente. A categoria reúne mais de 10 milhões de profissionais. Com a norma, esses trabalhadores têm acesso à benefícios sociais, como a aposentadoria, por meio da carteira do artesão.

A lei definiu como artesão o profissional que exerce atividades predominantemente manuais, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos, desde que visem a assegurar qualidade, segurança e, quando couber, observância às normas oficiais aplicáveis ao produto.

A medida também viabiliza a elaboração de políticas públicas específicas para o setor, que aumentam os investimentos em artesanato, além de ter instituído a carteira profissional para a categoria e autorizado o Poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos.

Entre as diretrizes estão a valorização da identidade e cultura nacionais, a destinação de linha de crédito especial para o financiamento da comercialização da produção artesanal e para a aquisição de matéria-prima e de equipamentos, além de qualificação permanente, apoio comercial e certificação da qualidade do artesanato.

A Carteira Nacional do Artesão, prevista na lei, será válida em todo o território nacional e só será renovada com a comprovação das contribuições sociais para a Previdência Social. A lei prevê também a criação da Escola Técnica Federal do Artesanato.

Feira

Para celebrar a data, o Sebrae promove até domingo (23), em São Paulo, a Feira de Artesanato Brasil Original para que artesãos de todo o País possam exibir sua arte.

“O artesanato, além gerar emprego e renda para milhões de brasileiros, é um dos principais itens de incremento ao turismo. A arte manual, exposta em todos os destinos turísticos e adquirida pelos viajantes, gira a economia local e promove, naturalmente, a divulgação dos atrativos brasileiros”, ressaltou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

As lembrancinhas compradas pelos turistas já fazem parte da lista de presentes durante as viagens. É como se um ícone do destino ou pedaço do atrativo fosse levado pelo turista. Fotos e vídeos registam os melhores momentos de uma viagem. Já o artesanato materializa a estima que o viajante atribui ao local visitado, adquirindo o souvenir.

A feira, realizada no Centro de Exposições do Anhembi, terá mais de 10 mil peças expostas e ajuda o artesão a comercializar obras de arte com identidade cultural. São eles que têm a capacidade de, a partir da cultura local, concretizar em uma peça os valores e saberes por meio do trabalho manual. A boa gestão, aliada a qualidade do produto artesanal, ajuda no sucesso da comercialização.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A dois meses da mais importante data comemorativa do ano para o comércio, o artesanato é uma grande oportunidade para lojistas abastecerem seus estoques e consumidores iniciarem as compras natalinas. Feiras e mercados de artesanato são vitrines importantes para os artesãos divulgarem e venderem seus trabalhos. Até domingo, por exemplo, a feira do Anhembi, em São Paulo, deverá receber 20 mil visitantes.

Tendo o Sebrae como indutor de pequenos negócios, a feira amplia a visibilidade do setor no mercado e contribui para aumentar o faturamento e a competitividade entre os artesãos. Em época de crise econômica, os trabalhos manuais, desde a produção de alimentos caseiros até peças de arte são uma oportunidade de negócio para muitos brasileiros, cuja única renda, na maioria das vezes, é o artesanato. Outra vertente do artesanato, pela sua abrangência, é a materialização da diversidade cultural do Brasil.

Mais de dez milhões de artesãos são beneficiados pela medidaGustavo Messina/MTur

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...