19.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Jovens iranianos foram condenados a prisão depois de dançarem Because I’m Happy

18/09/2014 – Atualizado em 18/09/2014

Absurdo: Jovens iranianos foram condenados a 6 meses de prisão e 91 chibatadas após dançarem a música Because I’m Happy

Por: Jornal ciencia

Eles terão de enfrentar 6 meses na cadeia além de sofrerem agressões impostas pela decisão judicial, totalizando 91 chicotadas. O diretor do vídeo, Sassan Solemani, recebeu uma pena maior, com 1 ano de prisão.

Após protestos e manobras judiciais do advogado, a pena poderá ser suspensa. Isso significa que, caso não sejam presos por qualquer motivo, em um prazo de 3 anos, suas penas atuais serão definitivamente canceladas.

“A pena suspensa torna-se nula e sem efeito após um determinado período de tempo”, disse Farshid Rofugaran. “Quando é uma pena suspensa, o veredicto não é realizado, mas se nesse período um crime semelhante for cometido, então o acusado está sujeito a punição legal e apena que havia sido suspensa, também será executada”.

O grupo foi preso em maio de 2014, um mês depois que o vídeo se tornou viral no YouTube. As autoridades iranianas supostamente encontraram problemas no fato de que as mulheres estavam dançando ao lado dos homens e por não usarem um hijab (véu islâmico).

Durante o tempo atrás das grades, os três homens e três mulheres foram humilhados e obrigados a ir à televisão nacional para pedir desculpas por terem gravado o vídeo, dizendo que tinham sido persuadidos erroneamente para fazer este ato ilegal.

Depois de “confessarem o terrível crime”, eles foram libertados sob fiança e alguns deles foram autorizados a viajar apenas dentro do país, disse Rofugaran.

O chefe da Anistia Internacional do Reino Unido, Champa Patel, condenou o julgamento e disse ao DailyMail: “Prender pessoas porque dançaram uma música chamada Porque Eu Sou Feliz, é elevar as coisas a um novo nível de ironia bizarra, até mesmo para as autoridades iranianas mais autoritárias”.

Ele prossegue: “O Irã já demonstrou ter destruído toda a liberdade de expressão, proibindo a utilização de antenas parabólicas, filtrando a internet, prendendo jornalistas, artistas e diretores de cinema. As autoridades devem parar de perseguir pessoas e cancelar essa condenação ridícula contra esses jovens”.

No Youtube, a descrição do vídeo dizia: “Nós fizemos este vídeo da música de Pharrel Willians em 8 horas, usando o IPhone 5S. “Feliz” é apenas uma desculpa para sermos felizes. Nós apreciamos cada segundo e esperamos colocar um sorriso em seu rosto!”.

O cantor, estarrecido com a prisão, desabafou no Facebook, postando: “É muito triste que essas crianças tenham sido presas por espalhar a felicidade”.




Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...