21.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Governo admite rever incentivos milionários ao grupo JBS

26/07/2016 – Atualizado em 26/07/2016

Empresários reclamam de fechamentos de plantas no Estado

Por: Marcio Ribeiro com Correio do Estado

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) admitiu hoje que o Governo poderá rever os incentivos fiscais concedidos ao grupo JBS. Os valores que só no fim do ano passado somaram R$ 996 milhões fazem parte das críticas feitas por frigoríficos que reclamam da concorrência desleal no Estado, conhecido no meio empresarial como dumping.

Azambuja disse que diferentemente do que acusa a Associação de Matadouros, Frigoríficos, e Distribuidoras de Carnes do Estado de Mato Grosso do Sul (Assocarnes-MS), o fechamento de plantas frigoríficas não está ligado ao incentivo dado ao JBS, e sim a diminuição de oferta de animais.

“Nós temos excesso de plantas e capacidade de abater e redução de oferta. O empresário não vai ficar com fábrica se ela não for competitiva. O fechamento não é por conta do incentivo”, afirmou o governador.

Apesar de negar relação dos benefícios fiscais com a concorrência desleal, Azambuja admitiu que o Estado está revendo incentivos de vários seguimentos da cadeia produtiva, inclusive dos frigoríficos.

“No setor de frigoríficos estamos fazendo um estudo, porque o Confaz [Conselho Nacional de Política Fazendária] já aprovou através de resolução diminuir incentivos para capitalizar fundo de investimento fiscal. Estamos analisando todos os setores para rever alguns incentivos para poder fortalecer o Estado”, completou.

DESLEAL

Responsáveis pela geração de 10 mil empregos diretos em Mato Grosso do Sul, 36 empresas do setor filiadas à Assocarnes cobram do Governo do Estado a revisão da carga tributária para o setor e um posicionamento mais claro do poder público estadual em relação ao grupo.

Entre os motivos de questionamento, estão as vantagens dadas pelo poder público ao JBS, como isenções e renúncias fiscais, o que estaria contribuindo para acentuar ainda mais prática de dumping no mercado local, segundo a Assocarnes.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem tem queda de sofá e tem corte e sangramento na cabeça

Caso aconteceu no Nova Americana, onde vítima foi socorrida à UPA.

Eldorado Celulose anuncia investimento de R$ 25 bilhões para segunda fábrica em Três Lagoas

Cerca de 10 mil empregos deverão ser criados durante a construção, e de 2 mil postos de trabalho permanentes após concluída, segundo o empresário, fundador e acionista da empresa, Wesley Batista em evento nesta segunda-feira (22).

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica explica sobre casos de Chikungunya em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula na manhã desta segunda-feira (22), Adriana Spazzapan falou também sobre o aumento dos números em relação à doença - cerca de 15 em somente uma semana.